João Pedro Assumpção Bastos

Departamento de Engenharia Elétrica e Eletrônica (DEEL)

Biografia

Nascido em Porto Alegre em 1952, o professor Assumpção é formado em Engenharia Elétrica, o que aconteceu por acaso. Inicialmente entrou em um curso de Engenharia Nuclear, em 1971, na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Foi motivado pela popularidade do tema na época. O curso de Engenharia Nuclear era, em base, um curso de Engenharia Elétrica, porém com matérias complementares para a especialização na área nuclear. Quando estava no terceiro ano, o curso foi suprimido, e os alunos foram transferidos automaticamente para a Elétrica. Assumpção decidiu continuar e, então, se formou Engenheiro Eletricista. Saindo da faculdade começou a trabalhar na Companhia de Eletricidade do Rio Grande do Sul, porém conseguiu uma bolsa do governo francês e se mudou para a França em 1976. Na Universidade de Paris VI começou a trabalhar com Eletromagnetismo e posteriormente fez seu primeiro doutorado, doutor engenheiro e de estado (sistema de doutorado da França na época). Junto com seu segundo doutorado, começou a trabalhar na universidade como professor assistente.

Em 1984 veio para Florianópolis, onde começou um grupo de pesquisa em eletromagnetismo que hoje em dia é o GRUCAD (Grupo de Concepção e Análise de Dispositivos Eletromagnéticos).

Em 1993 foi para os Estados Unidos fazer um pós-doutorado na Universidade de Akron e em 2000 fez outro pós-doutorado na mesma Universidade.

É aposentado, porém continua trabalhando na UFSC como pesquisador e professor.

Carreira

O professor Assumpção trabalha desde 1976 na área de Eletromagnetismo (EM) e Métodos numéricos aplicados ao EM.

Por que escolheu Engenharia?

Segundo o professor Assumpção, ele sempre gostou bastante de matemática e física, porém nunca pensou em seguir puramente a matemática ou a física, preferindo a área da engenharia. Diz que quando era criança via obras em andamento e pensava que gostaria de ser engenheiro. Além disso, também quando criança construía seus próprios brinquedos, como carrinhos de rolimã. Segundo o professor, se não fosse para a elétrica, teria ido para a Engenharia Mecânica ou Civil.

Quando estava na faculdade, o professor Assumpção dava aulas particulares de matemática e física, as quais fluíam muito bem. Acredita que sempre teve vocação para a área de ensino. Mesmo sendo aposentado continua dando aulas pelo gosto de ensinar e por que gosta do contato com os estudantes.

Qual foi seu maior desafio na sua carreira?

Assumpção acredita que o maior desafio de sua carreira foi trabalhar no desenvolvimento de softwares de alta complexidade, que exigem um entendimento de física, processo de análise e programação, todos em nível complexo para que o problema pudesse ser solucionado. Ainda assim, conta que sempre se depara com erros que podem levar tempo para serem resolvidos devido à dificuldade dos problemas. Durante a conversa, Assumpção indicou a disciplina optativa, que trabalha com programas desenvolvidos em suas pesquisas, “Modelagem de Dispositivos Eletromagnéticos” do professor Nelson Sadowski. Outro elemento que ele cita como desafiador é a escrita de livros. O professor tem cinco livros publicados, sendo três deles em editoras internacionais. Inclusive o livro “Eletromagnetismo Aplicado a Engenharia” é utilizado em uma disciplina da graduação em Engenharia Elétrica.

Qual foi sua maior conquista?

O professor Assumpção considera sua maior conquista o fato de ter dado aulas para muitos estudantes. Foi professor de aproximadamente 3000 alunos de graduação. O
professor acredita que a principal função da Universidade é formar os profissionais, por isso considera sua função como professor a mais importante.

Quais matérias ministra?

As disciplinas ministradas por ele são Eletromagnetismo para a graduação e pós-graduação e Métodos numéricos para a pós-graduação.

Quais laboratórios trabalha ou trabalhou?

O professor Assumpção foi um dos fundadores do GRUCAD, onde trabalha até hoje, porém, atualmente, mais focado na orientação de alunos. Também trabalhou em outros laboratórios durante o tempo que passou na França e nos Estados Unidos. Projetos em andamento: Pesquisas em métodos numéricos aplicados ao EM Ser professor da Engenharia Elétrica é uma grande realização pessoal, responsabilidade com o futuro dos alunos e (sobretudo) satisfação.

Pessoal

Assumpção sempre gostou muito de jogar futebol, porém não pratica muito atualmente. Gosta de fotografia, inclusive tem um site onde publica suas fotos (http://www.pbase.com/abastos/personal presentation), de música, toca um pouco de bateria, de ler e viajar.

Esporte:

Como disse antes, ele sempre gostou de jogar futebol, porém hoje faz apenas ginástica para manter a saúde.

Estilos musicais:

Todas as correntes do Blues, Rock dos anos 70, MPB, samba raiz e alguma música francesas populares.

Filme:

O Barba Ruiva (de Akira Kurosawa). Gosta de filmes de ficção, mas que são baseados em fatos da realidade.

Livro:

Gosta bastante de ler livros de ficção baseados em fatos históricos, como o Enigma de Espinosa (Irvin Yalom) e Berlin Noir trilogy (Phillip Kerr). No momento está lendo um livro sobre a guerra de secessão dos Estados Unidos.

Um lugar:

Paris, onde viveu por 8 anos e se sente em casa. Porém já visitou e gosta de diversos lugares.

Georges Brassens (cantor francês), por conta de suas letras.

Conselho para os futuros engenheiros:

Ter consciência de que devemos fazer as coisas bem feitas, o que não significa fazer perfeito, pois o perfeito é relativo, mas o muito bom é comum para todos. Respeito em relação a tudo e todos, e procurar conviver com pessoas que se tenha aptidão pessoal e profissional.; honestidade na profissão e na vida, além de ter consciência de nossas qualidades e limitações.
Não devemos renunciar desafios. Fixar objetivos e ir atrás deles. Quando fazemos algo que dá bons resultados e foi nossa iniciativa, somos bem reconhecidos.