VMC XII

Retrospectiva 2018.1 – VMC XII

O que é a VMC?

A Volta ao Mundo do Conhecimento (VMC) é uma viagem realizada todo ano pelo PET de Engenharia Elétrica e tem como objetivo ampliar o desenvolvimento acadêmico dos graduandos de engenharia através de visitas técnicas a empresas nacionais e internacionais. São sempre realizadas na última semana das férias de Julho.

Como que foi a VMC XII?

O primeiro dia começou bem cedo com a nossa saída da UFSC às 6:30 da manhã. Seguimos em direção a Joinville, o maior polo industrial de Santa Catarina. Nossa primeira visita foi na Döhler, uma companhia com mais de 134 anos de experiência na produção de tecidos para os mais diversos setores da economia. Dentro da fábrica vimos a linha de produção de tecidos: estamparia, tecelagem, engomagem etc.

Logo depois, fomos recebidos pelos engenheiros da Nova Motores, uma das maiores fabricantes de motores elétricos do Brasil, que nos apresentaram os princípios de funcionamentodos motores elétricos e sua moderna planta industrial. No final da tarde, começamos a segunda parte da viagem em direção a Curitiba. Chegamos à capital do Paraná às XXh e realizamos o check in no Hotel Savoy.

No segundo dia da viagem, na parte da manhã, visitamos uma das maiores fabricantes de veículos agrícolas do mundo, a New Holland. Nessa visita, tivemos a oportunidade de observar a linha de montagem de colheitadeiras e tratores desde a confecção do bloco do motor até a colocação dos pneus. A tarde, visitamos o Instituto de Tecnologia do Paraná (TECPAR) onde conhecemos uma das maiores incubadoras do estado do Paraná.

O Instituto de Tecnologia para o Desenvolvimento (LACTEC) foi a nossa primeira visita no terceiro dia de viagem, este se encontra dentro da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Conhecemos os laboratórios de alta tensão, luminotécnica e outros. No período da tarde, nos dirigimos até o Memorial da Segurança no Transporte onde vimos a história dos veículos e a importância de seguir as regras de segurança no trânsito.

Durante o último dia da nossa viagem, fomos instruídos pelos funcionários da COPEL sobre o sistema de energia elétrica brasileiro e também tivemos a oportunidade de saber como é uma sala de controle, observando um grande sistema supervisório das usinas, e gerenciamento do sistema elétrico do estado do Paraná. Depois disso, nossa viagem de retorno a Florianópolis teve seu início por volta das 17:30 e terminou com nossa chegada à UFSC às 22h do dia 26.