O que é?

O Bullet Journal, também conhecido como BuJo, é um sitema de organização criado por um designer chamado Ryder Carroll. Por se tratar de uma mistura altamente customizável de diário, agenda, lista de afazeres, mindfulness e o que mais o usuário quiser; acaba se tornando um tipo alternativo de agenda para pessoas que não conseguem ou não gostam de usar agendas normais.

Estrutura

Como o Bullet Journal funciona?

O BuJo é uma personalização das folhas de um caderno para organizar e planejar atividades. Portanto, para iniciar a utilizar este método é necessário um caderno. Os mais utilizados são os quadriculados ou pontilhados e os moleskines, cadernos de anotações em capa dura. Mas como o próprio autor do método relata “o melhor caderno é o seu favorito”. Nada impede que você utilize folhas pautadas ou em branco como layout para o seu Bullet Journal.

Um BuJo possui 6 “seções” base: índice, key, future logs, monthly log, daily logs e coleções.

1. Índice

A primeira página, onde você coloca quais páginas tem o que, como em um livro para facilitar a consulta. A ideia é você ir montando essa seção conforme vai escrevendo seu BuJo.

2. Key

Funciona como uma legenda para cada um dos simbolos no BuJo, como na imagem a seguir.

3. Future Logs

Ryder chama cada seção do BuJo de Log. O Future Logs é onde você coloca todos os seus compromissos, metas e afazeres dos próximos meses.

4. Monthly Logs

A cada começo de mês você usa uma página para listar todos os dias. Assim você pode anotar ao lado das datas importantes os seus compromissos e datas comemorativas. Deste modo você pode ter um olhar geral do mês.

5. Daily Logs

É o onde se aplica as keys para listar eventos, tarefas, pensamentos do dia, sonhos e o que mais você quiser. Não tem restrição de páginas a ideia é que você vá construindo conforme os dias vão passando.

6. Coleções

Aqui é onde entra a maior flexibilidade do Bullet Journal. São todas as páginas extras que você pode ir adicionando entre os logs conforme lhe for mais agradável. Você pode criar listas, trackers e qualquer coisa que você quiser, depois basta adicionar a localização da página no índice.

Todas as seções são feitas criando espaços de anotação nas páginas em branco, com caneta, lápis de cor e outros materiais. Mas a verdade é bem simples: o Bullet Journal funciona do jeito que você quiser. Resta saber: o que funciona para você?

slotonline