Uma boa e eficiente comunicação é essencial para qualquer âmbito no qual a pessoa esteja inserido. Para isso a pessoa deve manter em mente os elementos a ela relacionados: 
 
  • Emissor: quem emite a mensagem;
  • Receptor: a que é destinado a mensagem;
  • Código: código utilizado para a transmissão;
  • Canal: meio físico ou virtual no qual é transmitida a informação;
  • Mensagem: a informação transmitida;
  • Referente: o contexto, assunto da mensagem.
 
Além disso, a fim de manter uma boa comunicação, é necessário considerar também que tudo seja dito de forma clara e assertiva, utilizar um código coerente que seja compreendido pelas pessoas e um canal selecionado que seja acessível para transmissão da mensagem. O foco é ter uma conversa produtiva, sabendo lidar com confronto de ideias de forma assertiva. Levando em conta que todo indivíduo recebe a mensagem de acordo com seu repertório mental, por isso, é necessário, também, levar em conta que cada pessoa é única e teve sua própria vivência, dessa forma a maneira que a pessoa interpretará a mensagem dada ou como será sua resposta terá seus fatores ambientais e vivências envolvidos, constituindo uma maneira única.
Porém, Mark Murphy, um autor de best-seller do The New York Times, trouxe uma abordagem relacionada à comunicação na qual padroniza a existência de quatro estilos comunicativos:
 
  • Analítico: esse estilo se dá por muita especificidade nas informações apresentadas, todos os menores detalhes são levados em consideração e tratados como relevantes.
  • Intuitivo: se baseia em grande parte na visão geral, evita se prender em detalhes e costuma ir direto ao ponto.
  • Funcional: planejador, se atém aos processos necessários, como cronogramas, metodologias, entre outros.
  • Pessoal:  nesse estilo há a valorização da linguagem pessoal, emocional e na conexão entre as pessoas. Valoriza enxergar a pessoa por inteiro e não apenas só o que está pensando mas também sentindo.
 
Dessa forma, a  importância de saber identificar os padrões de sua própria comunicação, assim como a de sua equipe se dá  por saber criar a melhor fala de acordo com o público ou pessoa específica que está ouvindo, demonstrando coerência e boa comunicação. Além de manter em mente os elementos da comunicação e seus métodos, há várias maneiras voltadas ao comportamento interpessoal para praticar uma boa comunicação interpessoal, como:
 
  • Tenha uma mente aberta e peça feedbacks.
  • Nunca fale sobre as pessoas, isso demonstra desvalorização do que a pessoa tem a dizer e falta de habilidade de escuta por sua parte.
  • Não termine as frases de outras pessoas, seja paciente ao ouvir elas, do contrário, isso apenas demonstrará falta de respeito. 
  • Parafraseie o que lhe é dito para ter a certeza de que entendeu. Quando alguém pedir que você faça algo, repita para essa pessoa o que ela pediu que você fizesse em seu próprio idioma, dessa forma você confirma o que deve fazer e mostra que entendeu o que foi dito.
  • Ouça ativamente. Informe a pessoa que você está se conectando com ela acenando com a cabeça ou respondendo quando ele fizer uma pergunta. Mantenha seu foco na conversa em questão.
  • Mantenha contato visual. Parte da escuta ativa é manter um bom contato visual. Ao fazer isso, você evita se distrair com o que está acontecendo ao seu redor e dá ao falante um reconhecimento não verbal de que está ouvindo. Não há problema em desviar o olhar de vez em quando, olhar fixamente para a pessoa com quem você está falando pode deixá-la desconfortável.
  • Esteja ciente de sua linguagem corporal. Sem dizer uma palavra, você pode falar alto com sua linguagem corporal. Bons exemplos são não cruzar os braços e não colocar as mãos no quadril pois demonstra estar fechado para as ideias e ter uma posição defensiva.
  • Evite preenchimentos de conversa desnecessários como murmúrios. Pense no que você vai dizer antes de dizê-lo.
  • Respeite os pensamentos e opiniões das outras pessoas. E se você desejar discordar da pessoa com quem está falando porque a opinião dela não está de acordo com a sua, espere até que ela termine de falar e expresse seus pensamentos sobre o assunto de uma maneira não confrontadora.
  • Pratique ouvir e falar de diversas maneiras. Seja participando de eventos, palestras, aulas, ou o que for. 
Referências:
 
https://leddygroup.com/knowledgebase/10-tips-improving-interpersonal-communication-skills/
https://www.forbes.com/sites/markmurphy/2015/08/06/which-of-these-4-communication-styles-are-you/#1a9b50983adb
 
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