PROCESSO SELETIVO E SUAS DIFCULDADES

 

 Participar de um processo seletivo nem sempre é fácil e é muito comum que participantes com poucas experiências encontrem diversos obstáculos durante as etapas, principalmente por não saberem abordar sobre si ou como mostrar destaque sem possuir muitas experiências. Além disso, é comum se sentirem despreparados para entrevistas e dinâmicas em grupo.

  Portanto é importante ter em mente alguns aspectos para se preparar e ir bem em entrevistas e no processo seletivo como um todo:

Falando de suas experiencias

           Não é incomum alguém com pouco repertório se deparar numa situação de ciclo vicioso, onde está procurando oportunidades de estágio, emprego ou bolsa, mas experiências são quase como um pré-requisito implícito para esses tipos de vaga. Contudo, muitas das experiências prévias que muitos julgam serem simples ou sem muita importância, podem vir a ser grandes aliados durante um processo seletivo, como: trabalhos voluntários, participação em projetos juniores (miniempresa, iniciação científica no ensino médio, entre outros) e projetos pessoais dos mais diversos tipos. Essas vivências já valem como um ótimo repertório para demonstrar iniciativa, trabalho em equipe, liderança e aprendizado, fatores esses que são muito procurados por quem aplica processos seletivos, ou seja, não é necessário ter um currículo extenso para poder se destacar, basta fazer o bom uso de suas experiências prévias, principalmente daquelas que demonstram suas qualidades.

 

Falando de suas qualidades

  Saber falar de suas qualidades é de extrema importância e para aqueles que não tem muito repertório é uma outra maneira de demonstrar destaque e alinhamento com o grupo ou empresa. Porém, é comum que ao falar dessas qualidades as mesmas fiquem um pouco soltas e sem embasamento durante uma entrevista, portanto é essencial que elas sejam contextualizadas com simples exemplos, até mesmos cotidianos, que possam passar uma segurança ao entrevistador.

  Mesmo que durante uma entrevista não seja perguntado diretamente sobre essas qualidades, com certeza haverá outras oportunidades para você demonstra-las, como dinâmicas em grupo, onde elas serão avaliadas na prática, e perguntas que as avaliarão de forma implícita, assunto que será abordado um pouco melhor no próximo tópico.

 

Abordando soluções de problemas apresentados na entrevista

  Uma das perguntas frequentes durante uma entrevista, mesmo após um dinâmica em grupo, é lhe darem certo problema, muitas vezes genérico, com o intuito de saber o que o candidato faria diante tal situação. Essa é uma das perguntas que podem travar o candidato ao não saber exatamente qual a resposta correta a ser dada. Uma boa dica é ser bem sincero e autoral e não tentar dar uma resposta encaixotada. Uma forma de não ficar sem resposta é mentalmente pensar em um exemplo cotidiano o qual já resolveu uma situação parecida e mostrar o raciocínio por trás, aplicando ao problema em específico.

  O objetivo desse tipo de pergunta é mais para saber o seu pensamento crítico e a maneira que você lida com essas situações, ou seja, tem o intuito de conhecer melhor o candidato, logo não há necessariamente uma resposta correta, desde que o participante seja ele mesmo e com um raciocínio próprio na hora de responder a pergunta já fez um ótimo trabalho.

 

Conheça o grupo ou empresa em que você está aplicando

  O principal objetivo de quem está aplicando um processo seletivo é achar uma pessoa que condiz com o grupo e que acham que vá agregá-lo, portanto uma das primeiras coisas a se fazer antes de aplicar para qualquer um, é olhar a missão, visão e valores, assim como os projetos realizados dentro daquele grupo ou empresa. Isso deve ser feito primeiramente para descobrir se eles condizem com você e sua personalidade, mas principalmente para estar preparado para responder diretamente ou indiretamente se você está por dentro desses aspectos. Por isso, mesmo que não seja perguntado diretamente, vale moldar suas respostas puxando um pouco aquilo que a empresa ou grupo visa, lembrando sempre de contextualizar. Uma boa dica para caso seja perguntado diretamente qual missão, visão ou valor você acha importante, é exemplificar um pouco com o pessoal e o por que de você julgar tal aspecto importante.

 

Esteja preparado para falar sobre seus defeitos

  Assim como em uma dinâmica em grupo é importante reconhecer seus erros quando acontecem, em uma entrevista é frequente perguntarem um defeito seu ou dificuldade que apresenta em realizar certas tarefas. O importante nesse momento é ser sincero e saber responder a pergunta, então pensar em algum defeito seu para falar nessa parte pode ser bem útil para não ficar travado na hora de responder.

 

Mantendo a calma durante uma entrevista

  O nervosismo pode ser um grande inimigo na hora de se comunicar e responder as perguntas, caso você se enquadre nisso, uma alternativa para controlar esse problema é falar com outras pessoas que já participaram de processos seletivos e pedir dicas de perguntas que podem ser feitas, montar um roteiro com essas possíveis perguntas e escrever as respostas para ficar treinando em casa. Porém tome muito cuidado para não se ater a estas perguntas e tentar encaixar suas respostas já prontas na hora da entrevista, afinal não serão as mesmas e esse é apenas um mecanismo para ir mais calmo na entrevista.

  É compreensível ficar nervoso e os entrevistadores já estão cientes disso, o importante é não deixar isso atrapalhar na hora de responder as perguntas.

   Essas são apenas algumas dicas para quem não teve muita experiência profissional ou que vai participar de um processo seletivo pela primeira vez e gostaria de se preparar um pouco mais para os desafios que estão por vir. O mais importante quando se pensa em preparar-se é manter a calma e ser você mesmo durante a entrevista que o sucesso está garantido. Não fique com medo também de ir atrás de pessoas que já estão dentro do grupo ou empresa para pedir ajuda ou dicas, afinal elas passaram pelo mesmo que você e podem ter muito a agregar.  

  Uma outra leitura interessante para quem tem dificuldades de se comunicar e acha que isso pode atrapalhar na hora da entrevista é o blog anterior Uma Boa Comunicação Interpessoal.

Créditos de imagem:a href=”http://www.freepik.com”>Designed by starline / Freepik</a

Graduando em Engenharia Elétrica | Membro do PET EEL  20.1 – 22.1

Interesses: Sistemas de Energia e Energias Renováveis

victor.j.lourenco@gmail.com

LinkedIn

Victor João Lourenço

Victor João Lourenço

Secretário do PET EEL. Acompanhamento e auxílio nas atividades do grupo. Atividades de logística interna: atas de reuniões, comunicação do grupo por e-mail, reserva de locais e equipamentos para atividades da equipe. Manutenção da cultura de grupo, organização do processo seletivo e onboarding dos novos membros na equipe.

 

slotonline