Em uma pesquisa eleitoral de segundo turno feita com 2000 pessoas, 1000 falaram que votarão no candidato A, 800 no candidato B e 200 não votarão em ninguém. Caso estejamos interessados em calcular a intenção de votos do candidato A, temos:
P^ = 0,5, que representa 50% das intenções de votos na pesquisa, e n=2000.
Para calcular o erro associado à pesquisa e chegarmos a um intervalo que tenha uma chance muito grande de englobar o verdadeiro parâmetro P de intenções de voto precisamos estipular a confiança desse intervalo que é representada por (1-α). Valores comuns para α vão de 0.01 a 0.1 significando um intervalo de confiança IC de (90 – 99%), note que não é possível ter um IC com 100% de confiança visto que n é diferente do número de pessoas da população. Geralmente usa-se um IC de 95% de confiança para pesquisas de rua.
Ex: Se o IC é de 95% de confiança, existe 95% de chance de 1 intervalo englobar o verdadeiro parâmetro P, segue uma figura com 100 destes intervalos de 95% de confiança.