Sobre o Overleaf

O Overleaf é um editor online de texto em LaTeX. Com ele, você pode editar diversos modelos de documentos, como relatórios e currículos. Além disto, é possível compartilhá-los seus projetos com outros usuários. Tudo isso sem precisar fazer nenhuma instalação, e contendo diversos templates para seu documento.  

Criando seu primeiro projeto

Para criar seu primeiro projeto no Overleaf, basta criar uma conta para poder utilizar. Esta conta é gratuita, não tendo nenhum custo para poder usar esta ferramenta.

Na página inicial, encontram-se todos os seus projetos feitos em LaTeX, que você pode separá-los em pastas, para manter organização. Para trabalhar em um projeto, pode criar um novo projeto, ou continuar algum já existente.

Criando um projeto, você tem a possibilidade de escrever cada parte do documento em um script, sendo mais fácil a criação dos seus documentos. Ao final, você pode importar o script de vários arquivos em um principal, integrando seu documento.

Interface do Overleaf para a criação de um documento

Na escrita dos seus textos, ele contém diversas funcionalidades para deixar o texto como desejado, como tamanho, forma, cores como exemplos. Nele é possível anexar as imagens que quiser, podendo escolher seu posicionamento, tamanho, legenda, enumeração de imagem, entre diversas outras ferramentas disponíveis. As fórmulas matemáticas também são muito mais fáceis no Overleaf, e ainda contemplam uma grande diversidade de simbologia.

Como já foi dito anteriormente, é possível criar diversos tipos de documento no Overleaf. Para criar um artigo, basta digitar no script \documentclass{article} que ele importa um estilo de artigo para você escrever seu documento. O mesmo vale para CV, na qual um estilo existente é \documentclass{moderncv}. Você pode fazer isto para diversos modelos de documentos, para quais existem diversos estilos existentes. Basta buscar na internet o estilo pretendido, e usá-lo no Overleaf.

Para visualização do seu script, é só clicar em Recompilar, ou através do comando Ctrl + Enter. Além disto, usando o comando Ctrl + S, o projeto é salvado. Ao lado do botão Recompilar, encontra-se o botão Baixar PDF, que como já sugere, ele salva seu projeto em PDF.

O compartilhamento de projetos pode ser feito através do botão Compartilhar, sendo possível o compartilhamento através da inserção do e-mail de um futuro colaborador, ou por meio de um link.

Estas são algumas das funcionalidades do Overleaf. Para saber mais, o link https://pt.overleaf.com/learn contém toda a documentação dele. Se esta ferramenta interessou você, aproveite ela para criar seus próximos documentos!  

slotonline