EXTENSÃO

Pode ser entendido como processo educativo, cultural e científico, de intervenção nos processos sociais e identificação de problemas da sociedade.

Para desenvolvermos esse pilar, fazemos as atividades:

A VMC é realizada pelos membros do PET da Engenharia Elétrica, com o objetivo de ampliar o desenvolvimento acadêmico dos graduandos de engenharia através de visitas técnicas em empresas nacionais e internacionais. Visa incentivar os alunos à uma graduação de excelência por meio do contato com as necessidades e habilidades requeridas pelas empresas em questão.

Todo ano, em outubro, é realizada a Semana Acadêmica de Engenharia Elétrica e Eletrônica (SAEEL) na UFSC e visa promover o intercâmbio de conhecimento, apresentar as áreas de atuação e complementar a formação dos estudantes. O PET EEL, junto com o Centros Acadêmicos e demais instituições parceiras, auxilia nessa organização.

Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão

A Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão (SEPEX) acontece todo ano em outubro na UFSC e visa demonstrar o potencial e as realizações da universidade e promover reflexão sobre o seu significado social. O PET EEL, junto com outros PETs, montamos um estande onde realizamos a exposição de alguns de nossos projetos para engajar o público.

Feira de Cursos

A feira de cursos é um evento organizado pela UFSC, com objetivo de apresentar aos alunos de ensino médio e futuros graduandos as diversas opções de cursos oferecidos pela faculdade. Com retorno desta atividade no semestre 23.2, PET EEL teve a oportunidade de representar o Departamento de Engenharia Elétrica e o Departamento de Engenharia Eletrônica. 

Com intuito de engajar o público, realiza-se a apresentação de projetos que abrange ambas as graduações, juntamente com  a projeção de posts que descrevem as atividades de pesquisa dos membros, além de estarmos disponíveis para responder dúvidas e explicar os cursos para os interessados.

Projeto Mulheres na Engenharia

Com propósito de incentivar a adesão de mais mulheres nos cursos de engenharia. Por meio de visitas e apresentações em escolas secundárias, compartilhando informações sobre o curso e áreas de atuação. Em conjunto com laboratórios da UFSC, priorizamos a presença de mulheres neste evento para simpatizar com as alunas.

Realiza-se, também, a recepção de alunas do MinaTech, programa educativo que visa despertar os jovens para áreas da tecnologia. Apresentando laboratórios como IEB e SpaceLab e equipes de competição, como Robota.

Projeto Departamento de Automação e Sistemas

O projeto realizado pelo Departamento de Automação e Sistemas (DAS) consistia em realizar um projeto de foguete movido à água pressurizada em conjunto com crianças de colégios de Florianópolis, com idades entre 12 e 14 anos.

O objetivo principal era aproximar as crianças de conceitos vistos em aula e que, muitas vezes, são abstratos demais e acabam perdendo a atenção dos alunos, de forma lúdica e prática. Assim, utilizando materiais encontrados online, o projeto integrou tanto a montagem física das partes do projeto, como a base de lançamento e o próprio foguete em si. Além disso, o projeto contou com um sistema eletrônico que engloba desde o lançamento, telemetria, e até o acionamento automático de um paraquedas para recuperação do foguete.

Esperou-se que, dessa maneira, as crianças possam ter mais gosto e uma melhor compreensão de conceitos físicos e matemáticos, além de desenvolverem o gosto e suas habilidades que serão muito úteis no futuro, principalmente se o ramo escolhido for a engenharia.

Projeto Florescer

O Projeto Florescer Engenharia, realizado com auxílio da ACATE, possibilita a adesão de alunos de ensino médio na comunidade científica por meio de cursos online e atividades manuais. Planejando um aumento no engajamento de alunos, propomos o desafio de um projeto final, como um robô seguidor de linhas. Sendo que todos os cursos e mentorias são realizadas por membros do PET EEL.

Ações Sociais

Parte do dinheiro arrecadado dos cursos promovidos pelo grupo são doados a instituições de caridade. Além disso, também são feitas visitas para algumas instituições, sejam escolas ou programas de reabilitação, onde são apresentadas as oportunidades presentes na UFSC.

slotonline