IDE's e Editores de Texto

Você já teve algum contato com alguma linguagem de programação? Se sim, imagine por um momento programar todo seu projeto utilizando o bloco de notas do Windows, por exemplo. Péssimo, não é mesmo? É por esse motivo que existem diversas IDE’s e editores de texto, e seu uso garante a produtividade necessária para seu trabalho.

IDE (Integrated Development Environment), ou Ambiente de Desenvolvimento Integrado, é um software que combina diversas ferramentas em uma interface gráfica, com o intuito de auxiliar e facilitar o processo de desenvolvimento de aplicações. 

Ou seja, uma IDE é uma grande ferramenta do programador, que torna os processos mais simples, rápidos, intuitivos, facilitando a identificação e correção de erros… Enfim, o seu trabalho como programador acaba de se tornar muito mais produtivo.

 

Visual Studio Code

Dentre tantas opções...

A escolha de uma IDE/editor de texto para programação é um dos primeiros passos a tomar, mas muito importante também. É muito difícil afirmar que uma IDE é melhor ou superior à outra, pois cada um possui sua peculiaridade, suas ferramentas, seus layouts, que podem (ou não) ser compatíveis com seus gostos. Mas é claro, se você utiliza a mesma IDE por muito tempo, é provável que esteja muito acostumado com seus detalhes e atalhos, e um pouco receoso quando o assunto é utilizar um outro programa. Mas para você que está começando agora, a lista de opções é grande, e por isso estamos recomendando nesse post, a utilização do Visual Studio Code.

O VS Code é o editor de códigos desenvolvido pela Microsoft, que está caindo no gosto dos desenvolvedores de aplicações. Apesar disso, muitos desenvolvedores desconfiam do editor de códigos, por ser um produto da Microsoft. Deixando os pré-conceitos de lado, aqui vão alguns motivos para utilizar o VS Code.

 

6 Motivos para usar o VS Code

1º - Gratuito e Multifuncional

O Visual Studio Code é um editor de códigos com licença gratuita para os usuários. Pode não parecer um grande motivo, tendo em vista que há muitos programas bons e gratuitos também. Porém, ao comparar o VS Code com alguns softwares pagos, vemos que o produto gratuito da Microsoft está à frente de grande parte.

Além disso, o VS Code é um programa multifuncional. Ele pode ser baixado e instalado em diferentes plataformas (Windows, Mac, Linux).  O VS Code ainda suportas recursos para diferentes linguagens de programação. O próprio programa, e plugins, permitem que que você trabalhe diferentes linguagens na mesma plataforma, como Python, C, C++, Java, CSS, PHP, CSS, HTML e muito mais.

Opções de download do VS Code.

2º - Muito Leve

Quesito em que, até quem não utiliza afirma, o VS Code é muito leve! Muitas IDE’s, para algumas linguagens, possuem muitos requisitos e um “peso” exagerado, que dificulta a operação e o trabalho do programador na hora de desenvolver. Nesse sentido, com um programa leve como o VS Code, permite a utilização de extensões, a execução de muitos arquivos simultaneamente, sem prejudicar o desempenho do seu computador.

3º - Interface Simples

Uma das grandes vantagens do VS Code é a simplicidade e eficiência de sua interface inicial. O layout da interface é muito intuitivo e prioriza o espaço de edição. A interface pode ser dividida em quatro parte principais, como mostra a imagem abaixo. O Editor é a área principal do VS Code, destinada a edição dos arquivos, e pode ser aberto 3 diferentes editores lado a lado. A barra de atividades, à esquerda da tela, possui ícones relativos à diferentes funções como Explorador de Arquivos, Pesquisa, Integração Git, Depuração e Extensões, sendo que cada função é exposta da barra lateral. Por ultimo, a barra de Status na parte inferior, que apresenta informações sobre o projeto e seus arquivos.

Interface do VS Code

Em Explorador de Arquivos, você pode navegar nas pastas de seu projeto, abrir, editar, criar e excluir arquivos desejados. Já na integração Git, permite que você acesse seu repositório local (e configure o repositório remoto, se desejar), veja e salve as alterações, dê commits, crie branchs, e muitas outras funcionalidades de Git integradas na plataforma.

4º - Open Source e Extensões

O VS Code é inteiramente Open Source! Ou seja, o código fonte do programa está disponibilizado na internet para acesso de todos. Isso garante que todos os clientes possam visualizar e conferir o código, e até editá-lo. Desse modo, você pode entender como o programa funciona, cooperar com a correção de erros em novas atualizações e criar extensões com diferentes finalidades para serem utilizados com o programa. Além disso, a interface do VS Code pode ser customizada conforme seus gostos, alterando temas, cores, fontes, ícones e muito mais.

Pelo fato do código fonte ser Open Source, qualquer pessoa pode desenvolver uma extensão para o VS Code. Se você sentir que existe algo no VS Code que possa ser otimizado, ou alterado por algum motivo, é muito provável que já exista uma extensão que cumpra essa finalidade. As extensões podem ser instaladas pela própria interface e elas criam novos recursos para o programa, aprimorando ainda mais sua experiência com essa IDE.

 

5º - Depurador e Terminal Integrado

Uma grande vantagem do VS Code em relação à outros softwares gratuitos, é a opção de depurar seus códigos diretamente pelo editor. E não é somente isso. Existe a opção de abrir um terminal integrado junto ao programa para compilar seus códigos. Essa ferramenta é extremamente útil e aumenta muita a produtividade do seu desenvolvimento, economizando tempo na hora de rodar seus programas dentro do próprio editor.

Exemplo da janela do terminal integrado.

6º - IntelliSense e Atalhos

O IntelliSense é um grande diferencial do produto da Microsoft. Segundo os desenvolvedores, o IntelliSense é um recurso de preenchimento de código com inúmeras funcionalidades: Listar Membros, Informações do Parâmetro, Informações Rápidas e Completar Palavra. Com ele você consegue aprender enquanto desenvolve sua aplicação, além de tornar o processo de programar mais simples, rápido e eficiente. Por exemplo, além de completar o código que você começou a escrever com todas as possibilidades de funções que você poderia usar, ao inicializar um função, uma aba lhe apresenta todos os parâmetros possíveis que aquela função possui, com detalhes quanto ao tipo de parâmetro, descrição e muito mais.

 

Exemplo de uso do IntelliSense.

Se você é alguém que preza pela agilidade e rapidez na hora de desenvolver sua aplicação, o VS Code possui (além do IntelliSense) uma paleta de comandos rápidos. Além dos atalhos convencionais dos editores de código, você pode abrir o painel da paleta de atalhos (Ctrl+Shift+P) onde é possível pesquisar todos os comandos do programa, desde um comando de Git até a instalação de uma extensão.

Baixe e teste todas as funcionalidades dessa ferramenta!

slotonline