Como receber e dar feedback?

O termo “feedback” foi usado pela primeira vez no século XVIIII por volta de 1860, durante a Revolução Industrial. Nessa época era usado para definir como a produção de energia, movimento e sinais de saída retomavam ao ponto inicial em um sistema mecânico.

Porém, 100 anos depois, mais precisamente após a Segunda Guerra Mundial, a definição de feedback foi alterada e chegou à forma que conhecemos atualmente, como a comunicação feita entre duas ou mais pessoas, na qual uma delas é avaliada pelos demais com relação às suas ações, comportamentos, tarefas, entre outros.

No nosso dia a dia muitas vezes há a necessidade de dar e receber feedback. Dessa forma, é muito importante saber como fazer de forma efetiva e construtiva, sem causar ofensas. Um feedback efetivo precisar ser claro, entendido e aceito. 

Assim, abaixo foram descritas algumas dicas que precisam ser levadas em conta na hora de receber e dar um feedback.

Recebendo feedback

  • Sempre ouça o feedback dado: é importante que você respeite e ouça a pessoa que está lhe dando o feedback. Não fique na defensiva ou pensando na sua resposta, preste atenção em tudo que está sendo comunicado, absorva o máximo de informação. 
  • Tenha consciência da sua reação: lembre que a linguagem corporal e o tom de voz são muito importantes, as vezes mais do que as palavras. Por isso, mostre que está prestando atenção e saiba reagir com a postura e tom de voz adequados. 
  • Seja aberto: Aceite novas ideias e opiniões diferentes, você pode acabar aprendendo muito. 
  • Tenha certeza que você entendeu: Além de prestar bastante atenção na mensagem, pergunte se ficar alguma dúvida e repita algumas palavras chaves para verificar o entendimento. Se você estiver em um grupo, peça feedback de outros colegas também. 
  • Pense e decida o que fazer: A decisão é sua. Reflita sobre as consequências de aceitar ou ignorar o feedback. Se a dúvida persistir, consulte outra pessoa para receber uma segunda opinião. 

Dando feedback

  • Inicie com uma pergunta curta: é importante que a pessoa que irá receber o feedback entenda isso desde o início. Dessa forma, comece com uma simples pergunta de sim ou não, por exemplo “Você tem 5 minutos para conversar sobre como foi a última discussão do projeto?”
  • Concentre-se no comportamento, não na pessoa:  não chegue acusando o outro de alguma coisa. Lembre que você está falando de um comportamento específico, não da personalidade, crenças ou valores da pessoa. Concentre a sua fala no que está lhe incomodando em relação a determinado comportamento, mostrando o seu sentimento e o que você deseja. Por exemplo, em vez de dizer “Você não sabe fazer nada direito nesse projeto!”, diga “Acredito que determina parte do projeto pode ser melhorada, o que você acha de implementar isso, podemos conversar melhor sobre.”
  • Tenha uma fala balanceada: antes de apontar algum ponto de melhoria, inicie apresentando algum ponto positivo da pessoa, em seguida fale sobre o que você deseja de melhora, dando algum conselho, e finalize com um elogio. 
  • Seja específico: saiba identificar exatamente o que você quer de melhoria, use exemplos e dê ideias para ajudar. Seja objetivo e evite utilizar palavras muito amplas, que podem ter diferentes significados. 
  • Se prepare: dê o feedback no tempo certo, se organize para conseguir falar da forma mais clara e respeitosa possível.
  • Use primeira pessoa: lembre que você está dando a sua opinião sobre algo, então evite usar “eles” ou “nós”, use “eu”. A opinião é sua, não é algo universal. 
  • Pergunte o que a pessoa acha: para evitar um monólogo, é importante ver o lado da pessoa que está recebendo o feedback também. Use perguntas como “Bem e qual a sua opinião sobre isso?” ou “Essa é a minha opinião, quais são os seus pensamentos sobre isso?”
  • Mostre que você está aberto para ajudar: fale que você está disponível para tirar mais dúvidas se necessário, além de combinar novas conversar em um futuro próximo, para verificar se a pessoa está no caminho certo.

Referências:

https://uwaterloo.ca/centre-for-teaching-excellence/teaching-resources/teaching-tips/assessing-student-work/grading-and-feedback/receiving-and-giving-effective-feedback

https://www.skillsyouneed.com/ips/feedback.html

https://www.ted.com – LeeAnn Renninger: The secret to giving great feedback

slotonline