Na vida de um engenheiro, é comum encontrarmos projetos a serem feitos. Eles incluem consigo diferentes fatores, como tempo, custo, qualidade, e muitos outros. Para conseguirmos atender essas necessidades, uma metodologia de gestão de projetos muitas vezes torna um problema que aparenta ser complexo em algo simples. Além de contribuir para a organização no seu desenvolvimento, é uma boa maneira de adquirir conhecimentos aplicáveis a sua vida profissional.

Pensando nisso, separamos 5 metodologias que podem ser úteis para você, que está procurando um diferencial na sua vida profissional:

Agile

O Agile é um método que permite que os projetos sejam processados em pequenas fases ou ciclos. É uma metodologia extremamente flexível, e os projetos que exibem características dinâmicas se beneficiarão com esse processo. Os gerentes de projetos que trabalham neste ambiente tratam metas como “sprints”. O objetivo é adaptar-se continuamente às mudanças do feedback do cliente. É mais adequado para pequenos projetos constituídos por uma equipe altamente colaborativa ou um projeto que requeira iteração frequente.

Scrum

O Scrum é baseado na estrutura Agile que foi discutida anteriormente. Com ele, basta ter o planejamento pronto que já é possível encaminhar o projeto. Assim com o Agile, sua velocidade traz bastante pontos positivos, como evitar atrasos. Nesta metodologia, temos o master Scrum, que facilita os sprints que ocorrem dentro de um período de 1-3 semanas. O resultado é um processo iterativo que economiza significativamente a empresa muito tempo e dinheiro.

Waterfall

É uma abordagem tradicional para o gerenciamento de projetos. O modelo se baseia em uma abordagem linear, sendo o projeto dividido em sequências com o inicio de uma fase depende da conclusão da fase precedente. Podemos separar a execução do projeto em etapas:

Engenharia de Ideias –> Concepção do Sistema –> Implementação –> Testes e Validação –> Manutenção

Esta metodologia é resulta em um processo mais um processo mais longo que as anteriores, em que o planejamento sozinho, por exemplo, pode demorar alguns meses para ser feito, assim como a fase de projeto.

PERT

A técnica PERT consiste em descobrir a duração de uma atividade baseando-se em três estimativas possíveis para a atividade: estimativa otimista, pessimista e mais provável. Trata-se de uma forma de reduzir as chances de falhas na implementação dos novos projetos, por meio de estimativas que demonstram os riscos inerentes de cada etapa. A combinação dessas três possibilidades é o grande diferencial do método PERT, pois ele pondera as incertezas e riscos envolvidos na atividade. A partir das informações, é possível utilizar o método do caminho crítico para encontrar a melhor rota de execução das tarefas.

Adaptive Project Framework

Muitas vezes, a abordagem linear tradicional pode não ser adequada na execução de um projeto. Isso pode ocorrer quando há dificuldade em especificar metas no início do projeto. A solução para isto reside na estrutura do projeto adaptativo: um processo que foi criado a partir da necessidade de se adaptar às fases de mudança contínua de um projeto. Ao abordar projetos com o entendimento de que os componentes-chave estão em constante mudança, as equipes podem adotar uma mentalidade flexível para aprender continuamente, reavaliando os resultados e as decisões ao longo de um projeto. Isso requer comunicação regular com as partes interessadas em todos os níveis para que a equipe se adapte de forma eficaz.

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