
Graduanda em Engenharia Elétrica | Membro do PET EEL desde 21.1
Interesses: Telecomunicações e Processamento de Sinais
laudebastianipeteel@gmail.com
Laura Debastiani e Silva
Você já teve dificuldade em analisar uma situação interpessoal por falta de visão? Já travou na hora de falar na frente da sala ou sentiu que não possuía a habilidade social para alguma situação? Então esse texto é pra você, porque seu futuro no mercado de trabalho depende não apenas de habilidades técnicas, como saber programar em Python ou utilizar o AutoCAD, mas também de competências chamadas de soft skills.
As soft skills são um conjunto de habilidades e competências comportamentais que complementam as hard skills (todo tipo de conhecimento técnico), no entanto elas são difíceis de serem medidas por métodos avaliativos quantitativos. Por esse motivo, a maioria dos processos seletivos realizados hoje em dia utilizam as dinâmicas em grupo e as entrevistas para avaliar essas competências, assim é muito difícil ser contratado por uma empresa, ou, até mesmo, se manter nela sem essas habilidades.
Com isso, vê se necessário que as pessoas que pretendem adentrar o mercado de trabalho busquem adquirir essa maestria, principalmente quando falamos de futuros engenheiros, visto que muitos professores e empregadores reclamam da falta de capacidade comunicativa entre a maioria dos graduados nesse curso. Desse modo, devido a grande quantidade de profissionais sem as soft skills, indivíduos que apresentam essas habilidades sociais se destacam em uma entrevista de trabalho em detrimento de outros que possuem as mesmas hard skills, porém não possuem soft skills.
É perceptível a necessidade que um profissional adentrando o mercado de trabalho tem em investir não somente em suas hard skills, mas, também, em suas soft skills, devido a grande competitividade dos processos seletivos atuais. Sendo assim, é necessário que haja um trabalho constante para a melhora das mesmas, que pode ser feito por meio de exercícios diários, como por exemplo, buscar escutar e entender o lado de, não somente colegas de trabalho, mas também de seus amigos e familiares, além disso, procure se colocar em situações desafiadoras, nas quais você tenha que utilizar suas habilidades comunicativas.
Ao trabalhar suas soft skills, você se tornará um concorrente competitivo no mercado de trabalho, fazendo com que muitas portas se abram para você.
Graduanda em Engenharia Elétrica | Membro do PET EEL desde 21.1
Interesses: Telecomunicações e Processamento de Sinais
laudebastianipeteel@gmail.com
Coordenadora de Pesquisa e Projetos, das atividades de pesquisa acadêmica do grupo. Acompanhamento de pesquisa e projetos, garantir oportunidades de estágio e pesquisa, desenvolver capacitação técnica