Qual é a relevância das soft skills?

Você já teve dificuldade em analisar uma situação interpessoal por falta de visão? Já travou na hora de falar na frente da sala ou sentiu que não possuía a habilidade social para alguma situação? Então esse texto é pra você, porque seu futuro no mercado de trabalho depende não apenas de habilidades técnicas, como saber programar em Python ou utilizar o AutoCAD, mas também de competências chamadas de soft skills. 

O que são as Soft Skills?

As soft skills são um conjunto de habilidades e competências comportamentais que complementam as hard skills (todo tipo de conhecimento técnico), no entanto elas são difíceis de serem medidas por métodos avaliativos quantitativos. Por esse motivo, a maioria dos processos seletivos realizados hoje em dia utilizam as dinâmicas em grupo e as entrevistas para avaliar essas competências, assim é muito difícil ser contratado por uma empresa, ou, até mesmo, se manter nela sem essas habilidades.

Com isso, vê se necessário que as pessoas que pretendem adentrar o mercado de trabalho busquem adquirir essa maestria, principalmente quando falamos de futuros engenheiros, visto que muitos professores e empregadores reclamam da falta de capacidade comunicativa entre a maioria dos graduados nesse curso. Desse modo, devido a grande quantidade de profissionais sem as soft skills, indivíduos que apresentam essas habilidades sociais se destacam em uma entrevista de trabalho em detrimento de outros que possuem as mesmas hard skills, porém não possuem soft skills.

Exemplos

  • Comunicação: Ela é uma das soft skills mais requisitadas pelas empresas nos dias de hoje. Devido à uma crescente necessidade de uma conexão maior entre as pessoas, ainda mais durante a pandemia, os entrevistadores buscam pessoas que saibam passar as informações de forma clara, além de saber sua hora de ouvir e entender o que a outra pessoa está falando. Isso é extremamente importante para um bom funcionamento da empresa, visto que se não houver compreensão e convivência entre os membros o trabalho se torna difícil
  • Trabalho em grupo: Essa é uma soft skill que é muito avaliada durante as dinâmicas em grupo. Numa empresa, você vai precisar trabalhar com outras pessoas e para que as atividades sejam feitas de maneira eficiente é necessário saber lidar com as opiniões dos outros, além de saber debater e defender seus pontos de vista de forma respeitosa. Outro benefício de saber trabalhar em grupo, fora facilitar sua inserção no mercado de trabalho, é uma menor sobrecarga e, consequentemente, mais tempo para fazer coisas que você considera importante, visto que, uma vez que o trabalho é dividido entre mais pessoas (considerando que todas se comprometem com a responsabilidades do mesmo) não há sobrecarga.
  • Inteligência emocional: Desde o começo da pandemia essa soft skill se mostrou mais importante do que nunca, é inegável que o mundo está passando por um momento muito complicado e que, além de tudo, exige muito das pessoas mentalmente, no entanto, para que uma empresa consiga funcionar, é necessário que as pessoas tenham a capacidade de controlar suas emoções dentro do local de trabalho para uma boa convivência entre os membros e realização de tarefas. Além disso, a inteligência emocional é importante para que haja uma melhor compreensão dos sentimentos do seu colega de trabalho, o que resulta em uma melhor convivência dentro do ambiente.
  • Gerência de tempo: Muitas pessoas durante a faculdade, além de cumprir com suas obrigações acadêmicas, trabalham, seja em estágios ou com carteira assinada, e, além disso, mesmo o dia tendo apenas 24 horas, elas precisam ter uma vida social e ter tempo para dormir, por isso, essa soft skill é extremamente importante. Além de ser benéfico para sua vida como um todo, muitos empregadores buscam essa competência nas pessoas, já que saber administrar suas tarefas é um grande sinal de produtividade.
  • Liderança: Essa soft skill engloba várias outras, já que um bom líder tem atributos como saber escutar e entender os problemas das pessoas com quem trabalha, ser produtivo e saber gerenciar seu tempo, além de conseguir passar informações e direcionamentos de forma clara e concisa. Essa característica é algo que as empresas também procuram muito nos seus candidatos de um processo seletivo, visto que, para uma maior produtividade da equipe em geral, é necessário que até mesmo pessoas mais tímidas deem sua opinião e se sintam motivadas.

Conclusão

É perceptível a necessidade que um profissional adentrando o mercado de trabalho tem em investir não somente em suas hard skills, mas, também, em suas soft skills, devido a grande competitividade dos processos seletivos atuais. Sendo assim, é necessário que haja um trabalho constante para a melhora das mesmas, que pode ser feito por meio de exercícios diários, como por exemplo, buscar escutar e entender o lado de, não somente colegas de trabalho, mas também de seus amigos e familiares, além disso, procure se colocar em situações desafiadoras, nas quais você tenha que utilizar suas habilidades comunicativas. 

Ao trabalhar suas soft skills, você se tornará um concorrente competitivo no mercado de trabalho, fazendo com que muitas portas se abram para você.

Referências

Graduanda em Engenharia Elétrica | Membro do PET EEL desde 21.1

Interesses: Telecomunicações e Processamento de Sinais

laudebastianipeteel@gmail.com

LinkedIn

Laura Debastiani e Silva

Laura Debastiani e Silva

Coordenadora de Pesquisa e Projetos,  das atividades de pesquisa acadêmica do grupo. Acompanhamento de pesquisa e projetos, garantir oportunidades de estágio e pesquisa, desenvolver capacitação técnica 

slotonline