Saúde Mental Universitária

A vida universitária é um período desafiador, repleto de oportunidades, aprendizado e crescimento.No entanto, essa fase também pode ser repleta de frustrações e exigências, especialmente quando se tem a pressão de se destacar e ser um aluno nota 10. Neste blog, vamos explorar estratégias e dicas para lidar com essas pressões, cuidar da saúde mental e alcançar um equilíbrio saudável durante os anos universitários.

1. Compreenda suas expectativas

É natural ter ambições e objetivos elevados, mas é importante lembrar que ninguém é perfeito. Aceite que você tem limitações e que nem sempre será possível alcançar a perfeição. Defina metas realistas e celebre suas conquistas, independentemente de seu nível de excelência.

2. Gerencie seu tempo

A sobrecarga de tarefas acadêmicas pode ser esmagadora. Crie um plano de estudos realista, estabelecendo prioridades e dividindo seu tempo de forma equilibrada. Certifique-se de reservar tempo para atividades de lazer, relaxamento e autocuidado, pois são fundamentais para a sua saúde mental.

3. Cuide de sua saúde física

A saúde mental está intrinsecamente ligada à saúde física. Priorize uma alimentação saudável, pratique exercícios físicos regularmente e durma o suficiente. Essas medidas simples podem melhorar seu bem-estar geral e fortalecer sua capacidade de lidar com as demandas da faculdade.

Ademais, estudos mostram que o exercício físico regular libera endorfinas, conhecidas como “hormônios da felicidade”, que podem melhorar o humor, reduzir o estresse e aumentar a concentração e a memória.

4. Cultive a resiliência

Lidar com frustrações e desafios faz parte da vida acadêmica. Aprenda a aceitar os contratempos como oportunidades de crescimento. Desenvolva habilidades de resiliência, como a capacidade de adaptar-se a mudanças, lidar com a pressão e enfrentar os desafios com uma mentalidade positiva.

5. Encontre atividades relaxantes

Encontre maneiras saudáveis de relaxar e liberar o estresse. Pode ser ler um livro, ouvir música, praticar meditação ou mindfulness, fazer yoga ou se envolver em hobbies criativos. Descubra o que funciona melhor para você e incorpore essas atividades em sua rotina.

Procure uma ajuda de alguma associação como a ASSIM.

Clique aqui e experimente!

Graduando em Engenharia de Controle e Automação | Membro do PET EEL desde 23.1

Interesses: Data Science