Eduarda K. Costa

Horus Aeronaves

Estágio de Férias - 2018

O sistema desenvolvido baseia-se na velocidade vertical da aeronave, que alcança valores elevados em situações que antecedem colisões.

Aciona os paraquedas da aeronave ao detectar a possibilidade de colisão, pousando-a em segurança e evitando acidentes.

A solução foi testada em um drone real com planos de decolagem, voo e posterior corte na alimentação dos motores, para simular a queda.

Baseia-se na atualização do firmware, o que oferece fácil implementação em todas as aeronaves já existentes.

A Horus Aeronaves:

Além de fabricar e vender veículos aéreos não tripulados (VANTs) para mapeamento geográfico, as soluções providas pela Horus Aeronaves envolvem o processamento das imagens capturadas pelos drones, com o intuito de extrair informações que auxiliem a tomada de decisões inteligentes dos seus clientes.

O trabalho da petiana Eduarda K. Costa foi focado no modelo Verok, da Horus Aeronaves. O drone realiza o pouso por meio de paraquedas, mas havia um problema com a falta de medidas de segurança contra colisões.

O trabalho desenvolvido:

A solução foi feita por uma atualização no firmware Ardupilot, utilizado para controlar todas as funções da aeronave. Após estudos dos parâmetros que se alteravam em situações que antecediam colisões, foi detectado que a velocidade vertical do drone alcançava valores elevados. Assim, a medida  de segurança implementada envolveu monitorar a velocidade vertical da aeronave e caso esta ultrapassasse um valor limite, os paraquedas seriam acionados, pousando o drone em segurança.

Os testes do trabalho da petiana foram realizados em uma rotina real da aeronave, com decolagem, plano de voo e posterior corte do motor, para simular a situação de risco.

Finalmente, a implementação deste sistema de segurança contra colisões nas outras unidades do modelo Verok foi facilitado por ser uma solução em software, cabendo apenas a atualização do firmware.

slotonline