Eduarda K. Costa
Horus Aeronaves
Estágio de Férias - 2017
Elaboração de documentação referente à atualização manual do módulo utilizado na base RTK, para uso dos funcionários e dos clientes da empresa.
Conversão dos arquivos gerados pela base RTK num formato restrito (.UBX) para o formato universal RINEX trouxe maior compatibilidade, facilitando a aquisição de drones por clientes que já possuíam uma base.
Realização de estudos sobre precisão e perdas de informação do geotagging em métodos de conversão dos arquivos gerados pela base RTK.
Reparo de diversas falhas que ocasionavam reclamações, como perda de dados, problemas de conectividade e incapacidade de conversão dos arquivos gerados pelo sistema.
A Horus Aeronaves:
Além de fabricar e vender veículos aéreos não tripulados (VANTs) para mapeamento geográfico, as soluções providas pela Horus Aeronaves envolvem o processamento das imagens capturadas pelos drones, com o intuito de extrair informações que auxiliem a tomada de decisões inteligentes dos seus clientes.
O trabalho da petiana Eduarda K. Costa na base RTK teve foco no módulo Reach RTK da Emlid, utilizado tanto na aeronave Verok quanto nas bases da Horus Aeronaves.
O trabalho desenvolvido:
A base, responsável pelo geotagging das imagens captadas pelo drone, possui um aplicativo web para seu controle, o ReachView. Este apresentava falhas, como perda de dados e problemas de conectividade. O aprimoramento do sistema partiu deste ponto, onde foi aplicada e testada uma atualização que corrigia essas falhas.
Outra dificuldade encontrada foi nos manuais providos pela Emlid, que careciam de muitas informações. Coube à equipe desenvolver uma nova documentação sobre a atualização manual do módulo, para instruir tanto os funcionários da Horus quanto os usuários finais.
Também relativo à base RTK, haviam clientes que tinham interesse apenas na aeronave, por já terem uma base. Isto levaria a problemas de compatibilidade entre o drone e outros módulos, diferentes do Reach RTK. A solução foi a conversão dos arquivos .UBX, gerados por este módulo, para o formato universal RINEX. Assim não haveria problemas de compatibilidade e o cliente poderia adquirir somente a aeronave.
Por último, foi feito um estudo para assegurar que a conversão entre os dois formatos pode ser realizada sem problemas de precisão ou perda de dados. Inicialmente, os arquivos convertidos apresentavam algumas discrepâncias nos valores, como mostra a imagem. Posteriores pesquisas adicionaram algumas informações ao método e atualmente, a conversão ocorre sem discrepâncias.