Estrutura Interna
Como dividimos a carga horária do grupo?
Os integrantes do PET executam 22 horas-aula semanais de atividades, sendo 12 dessas relacionadas às atividades de pesquisas, 1 dessas horas dedicada à reunião geral semanal do grupo, e as outras 9 divididas entre as atividades dos Grupos de Trabalho aos quais o petiano faz parte.
Como são organizadas as atividades de gestão interna?
O PET EEL é dividido em 7 Grupos de Trabalhos (GT’s). No início de cada semestre é feito um Planejamento Estratégico, no qual cada GT estabelece objetivos para concluir ao longo do semestre, além de decidir quem vai participar de cada um desses grupos.
Utilizando o modelo de acompanhamento Scrum, ou seja, quinzenalmente realizamos reuniões com os membros de cada GT para o repasse de atividades e avaliação dos resultados.
Além disso, toda quarta-feira às 12h, todos os membros participam da nossa Reunião Geral, mantendo o grupo sempre alinhado.
O cargo de coordenador do grupo é responsável por liderar, motivar, acompanhar e organizar os bolsistas para a execução das atividades do grupo e garantir que estejam dentro dos objetivos do programa. É dever do coordenador perceber as dificuldades do grupo e propor soluções, incentivar a participação de todos de forma ativa, representar o grupo PETEEL em atividades externas e perante a Pró-Reitoria, monitorar as atividades e zelar pelo cumprimento dos prazos das atividades definidas em reunião de planejamento, ligamento e desligamento de bolsistas e marcar, organizar e moderar reuniões gerais. O Coordenador geral também é responsável pela gestão financeira do grupo.
O GT de GST é responsável pelos recursos humanos, logística e espaço físico. Isso inclui atas de reuniões, estruturação e documentação de processos, gestão de conhecimento, planejamento, realização do processo seletivo e manutenção do espaço físico do grupo.
O GT de ENS é responsável pela produção de conteúdos para a graduação, como vídeos, apostilas, relatórios e cursos, além de disponibilizar materiais e ferramentas para os alunos. Também por fomentar a capacitação do grupo, por meio de treinamentos, rodas de conversa e mentorias, além da troca de conhecimentos e experiências com outros grupos que fazem parte do programa.
O GT de P&P é responsável pelas atividades de pesquisa acadêmica do grupo. Isso inclui Acompanhamento de pesquisa e projetos (definir metas, avaliar resultados, etc), garantir oportunidades de estágio e pesquisa, desenvolver capacitação técnica do grupo e gerenciar trabalhos de pesquisa (artigos, relatórios, etc) e participação em feiras e congressos.
O GT de EVT é responsável pela organização de eventos como a semana acadêmica e também de viagens técnicas para a graduação, envolvendo todos os aspectos de captação de patrocínios, contatos e divulgação.
O GT de PEX é responsável pela organização de eventos como cursos e palestras, incluindo todos os aspectos de sua realização (contatos, divulgação, etc). Além disso, pela realização de atividades de extensão em parceria com empresas, instituições e professores envolvendo a comunidade acadêmica e a sociedade.
O GT de MKT é responsável pela construção e gestão da identidade visual do grupo, pela presença nas mídias sociais e pela manutenção do site. Suas atividades incluem a criação de conteúdo para plataformas como Instagram e LinkedIn, visando fortalecer o alcance e engajamento com à comunidade acadêmica.