Análise da saúde de estruturas com modelos de classificação de Machine Learning

João Pedro de Souza Fernandes Branco

Análise da saúde de estruturas com modelos de classificação de Machine Learning

Projeto Externo - 2023.2-2024.2

Revisão Bibliográfica de diversos artigos e dissertações sobre análises de saúde de estruturas

Busca implementar um sistema automatizado de diagnóstico da saúde estrutural de uma viga

Desenvolvido com Machine learning, utilizando de bibliotecas como Scikit-learn, Keras e TensorFlow

Descrição do projeto:

Este projeto foi desenvolvido no Laboratório de Circuitos e Processamento de Sinais (LINSE), com orientação do professor Eduardo Batista, com o objetivo de analisar vibrações em estruturas metálicas para identificar sua condição “saudável”, utilizando técnicas de machine learning. Os dados foram obtidos por meio de impactos e excitações automáticas aplicadas em vigas, utilizando sensores (acelerômetros), atuadores e uma PCB que automatizou o processo, incluindo a adição de ruídos.

Os sinais coletados foram armazenados em datasets públicos (via Google Drive) e analisados por meio de bibliotecas como Scikit-learn, Keras e TensorFlow, utilizando a linguagem de programação Python e o ambiente Jupyter Notebook. A metodologia pode ser constantemente aprimorada, com foco na codificação eficiente dos dados e no uso de técnicas como autoencoders.

Os resultados incluíram a distinção entre diferentes tipos de impacto (como dedo e metal), entre vigas distintas e entre níveis de desgaste em uma mesma viga. O projeto é contínuo, com novas medições, experimentos e melhorias previstas para os próximos semestres.

Link da Apresentação: