Daniela Ota Hisayasu Suzuki

Departamento de Engenharia Elétrica e Eletrônica (DEEL)

Biografia

Paranaense, Daniela veio para Florianópolis cursar Engenharia Elétrica em 1991, completou a graduação em quatro anos e meio. Trabalhou em uma empresa por quatro anos antes de retornar à universidade para sua carreira acadêmica, onde fez mestrado, doutorado e pós-doutorado na UFSC na área de Engenharia Biomédica. Fez doutorado na área de aplicação de campos elétricos em células.

Amante de história em quadrinhos, filmes e cultura pop em geral, se diz uma nerd assumida.

Carreira

Daniela atua no setor de Engenharia Biomédica, em um tratamento de câncer através da aplicação de campos elétricos em tumores. Este procedimento possui uma grande seletividade da célula tumoral preservando grandes quantidades de tecidos sadios em volta do tumor.

Por que escolheu Engenharia?

A área de saúde sempre chamou sua atenção, a ponto de Daniela ter prestado dois vestibulares para Odontologia antes de ingressar na Engenharia. Em meio a uma aula de física de cursinho seu professor mostrou como o corpo humano é uma composição de impulsos elétricos. Daniela tomou consciência de que queria se aprofundar no assunto e que o curso certo para isso seria o de Engenharia Elétrica na UFSC, pois o câmpus era um dos únicos no Brasil a possuir uma área de Engenharia Biomédica na época. Além do interesse pelo funcionamento elétrico do corpo humano, foi incentivada também a escolher o curso por uma amiga que também veio fazer vestibular para Engenharia Elétrica em Florianópolis.

Por que escolheu a carreira de professora?

Após trabalhar 4 anos na indústria, Daniela se viu em um patamar onde não estava aprendendo coisas novas. Começou a se frustrar por não poder exercer sua criatividade no ambiente de trabalho, com seu potencial criativo sendo desperdiçado. Foi na universidade onde Daniela viu um ambiente onde nunca se para de aprender e de ser criativo. Dentro da UFSC, como professora, tem a visão de tentar proporcionar para os alunos laboratórios que permitam multidisciplinaridade na área de Engenharia Biomédica e na redução do uso de animais em experimentos da área.

Qual foi o maior desafio da sua carreira?

Segundo Daniela o maior desafio da sua carreira é enfrentar mudanças, conseguir sempre estar atualizada com o mercado de trabalho e não se estagnar na carreira. Seu maior medo quando estudante era ser mandada embora de uma empresa depois de passar 20 ou 30 anos se dedicando à mesma empresa e com uma idade avançada que dificultaria sua reinserção no mercado de trabalho. Seu maior desafio então foi estar sempre preparada para os imprevistos e mudanças da carreira de engenharia.

Outro grande desafio para Daniela é ser uma mulher engenheira no modelo inflexível de mercado atual, onde as leis e o formato de mercado prejudicam a mulher que pretende ter filhos.

Qual foi a sua maior conquista na carreira?

Sua maior conquista foi passar pelo mestrado e doutorado tendo dois filhos nesse período, e ainda sim sendo uma das melhores alunas, tendo publicado 4 artigos em revistas científicas durante seu doutorado – algo raro na engenharia. Daniela se orgulha de ter conseguido manter e desenvolver seu lado familiar sem deixar de evoluir sua carreira profissional.

Quais matérias ministra?

Daniela já ministrou as disciplinas de Laboratório de Transdutores, Circuitos, Laboratório de Circuitos, Informática Médica, Laboratório de Eletrônica de Potência e Computação Científica II.

Em quais laboratórios trabalha ou trabalhou?

Sempre trabalhou com pesquisa no Laboratório de Engenharia Biomédica na área de instrumentação biomédica e de equipamentos.

Quais são seus projetos em andamento?

Atualmente trabalha com o projeto de tratamento de câncer por ondas elétricas através do método de eletroporação. Outro projeto é o de leitura de tensão intracelular, ou seja, leitura da diferença de potencial entre a parte interna e externa da célula, utilizada para a análise do comportamento de fármacos nas células. O processo envolve leituras da ordem de nano Ampere, utilizando equipamentos de grande precisão, principalmente no isolamento eletromagnético. Este projeto acontece no laboratório de Bioeletricidade do departamento de farmácia.

Ser professor do DEEL é:

Para Daniela, é uma honra estar no Departamento de Engenharia Elétrica. Local onde há constante luta pela melhor qualidade de ensino e estrutura do departamento. Comportamento que é refletido na qualidade dos alunos formados e dos professores. Sua luta constante para a melhoria de laboratórios e equipamentos é bem recebida pelo departamento, algo que a deixa orgulhosa.

Pessoal

Daniela brinca que seu Hobby é seus filhos. Apesar de ser aficionada pela cultura pop e o universo nerd, não considera isso seus hobbies pois para ela é algo que faz parte de sua vida de maneira mais intrínseca que um Hobby.

Esportes:

Quando tem tempo disponível tenta praticar corrida, brinca que até já fizeram um meme com uma foto sua correndo.

Estilo Musical:

Seu estilo musical preferido é pop rock dos anos 80.

Um filme:

O filme que mais a marcou foi Star Wars o Despertar da Força, filme que a entregou tudo que sempre sonhou de um filme da franquia Star Wars. Brinca que não assiste filmes de terror e chora demais em filmes de drama.

Um Lugar:

A San Diego Comic-Con, onde realizou seu lado nerd e amante de cultura pop .

Daniela diz não ter ídolos, apesar de ver o lado bom nas pessoas e personagens de ficção, não consegue ter uma imagem de idolatria por uma pessoa ou personagem.

Conselho para os futuros engenheiros:

Se atualizar e estar pronto para mudanças que a carreira de engenharia possui.