Ocupado Vs. Produtivo

 

Você já parou para pensar na diferença entre esses dois estados? Pois bem, existem diferenças entre estar ocupado e ser produtivo. Além do mais, o modo em que você as identifica é fundamental para a sua organização tanto na vida pessoal quanto no seu trabalho.  Se você frequentemente se sente muito ocupado e improdutivo, é fundamental que você possa identificar isso e buscar meios de aumentar sua produtividade.  Entenda um pouco melhor essas diferenças no conteúdo abaixo. Boa leitura!

 

A sensação de que estamos ocupados nos dá, de certa forma, um ar de segurança. É uma sensação até mesmo reconfortante, como se ao falarmos que estamos ocupados, automaticamente deixamos implícito de que somos pessoas importantes e cheia de propósitos. Muitas vezes, estar ocupado pode até mesmo ser uma desculpa para outras atividades mais importantes da vida, tornando uma boa justificativa para quase tudo. 

 Não existe nenhuma competição em que você ganha prêmios e se torna mais importante por estar cheio de tarefas para realizar. Essas coisas acabam nos tornando pessoas sobrecarregadas, não distinguindo qual é o propósito de toda aquela carga de trabalho cheia de tarefas a cumprir. Consequentemente, nos tornamos dependente de uma simples lista de coisas para fazer esquecendo, em muitas ocasiões, qual é o sentido daquilo tudo.

Sim, há diferenças entre estar ocupado e ser produtivo. Estar ocupado é estar apressado e frenético na realização de suas atividades, enquanto que ser produtivo é estar focado. Estar ocupado é querer ser um multitarefa, ser bom em tudo o que faz, enquanto que ser produtivo é ser bom em poucas coisas importantes. Estar ocupado é estar sobrecarregado e se distrair facilmente por qualquer coisa. As pessoas ocupadas tem costume de dizer sim para tudo, e acabam pegando um monte de tarefas. Entretanto, há momentos em que precisamos dar uma pausa. Precisamos descansar, ter um tempo para si mesmos.

De fato, é uma linha tênue estar ocupado e ser produtivo. É claro que não podemos evitar que estejamos ocupados, nossa vida é cheia de surpresas e existem situações inesperadas que de repente temos que lidar. É normal que isso aconteça. Poderão acontecer momentos, até mesmo em um único dia, em que ora somos produtivos, ora somos ocupados. O importante aqui, e uns dos principais segredos, é em focar seu dia ou rotina de trabalho sob uma perspectiva produtiva, e não em criar listas com várias atividades que muitas vezes não possuem um propósito maior. Com isso, você consegue se concentrar melhor. Qual é a minha maior prioridade? O que eu posso eliminar aqui? Isso é possível de ser delegado para outra pessoa? Veja abaixo algumas dicas que podem facilitar você a ser tornar uma pessoa mais produtiva:

Tenha objetivos e estratégias claros: um dos erros mais comuns das pessoas ocupadas é ter várias tarefas listadas para fazer e na maioria das vezes, não tem claro na mente qual o propósito daquelas atividades, se elas são caminhos para se atingir um objetivo maior, ou se são apenas coisas para manter-se ocupado. É importante definirmos objetivos, na qual as atividades que você realiza são os caminhos para atingi-los, ou seja, as estratégias. Com esse pensamento em mente, começamos a dar prioridade para algumas tarefas, porque essas você sabe que vão te levar ao seu objetivo. O que nos leva a segunda dica.

Saiba dizer não: muitas pessoas costumam dizer sim para todas as atividades que surgem a sua frente e, quando percebem, estão atolados de coisas para fazer. Para isso, uma vez que possuímos objetivos e estratégias para as atividades, começamos a avaliar se aquilo que foi proposto pode ser realizado ou não.

Uma coisa de cada vez: temos o costume de querer ser multitarefas, fazer várias coisas ao mesmo tempo e ter uma alta performance nessas atividades. Porém, muitas vezes ficamos alternando entre várias tarefas em um único dia, não conseguindo manter toda a atenção para as coisas e acabamos mostrando resultados não muito satisfatórios. Quando se está focado em apenas uma coisa para se fazer, você se torna mais produtivo e consegue se concentrar por mais tempo, o que traz melhores efeitos e maior qualidade na entrega da sua tarefa.  

Foque em resultados: muitas vezes estamos mais preocupados em cumprir uma certa carga horária, normalmente medindo nossas atividades com base nisso. Uma pessoa mais produtiva do que ocupada, foca em entregas com resultados reais, medindo seu tempo com base nos resultados que se pretende atingir e não por quantas horas se vai dedicar com aquilo. 

Mesmo que você seja uma pessoa mais ocupada do que produtiva, não há nada de errado nisso. Isso é algo que pode ser mudado e melhorado com o tempo. Como dito anteriormente, todos nós nos tornamos ocupados de tempos em tempos, mas, durante esse período, é importante perceber o que está causando isso e procurar estratégias para sair desse estado.  Tente manter o simples, buscando sempre um alto desempenho!

slotonline