Você já ouviu falar do KiCad?

A Eletrônica é uma importante área das engenharias que possuí as mais diversas aplicações, atraíndo cada vez mais estudantes. Nos cursos de engenharia é comum temos que desenvolver projetos de eletrônica, e, na grande maioria das vezes, uma placa de circuito impresso (PCI).

Embora seja comum utilizar placas perfuradas inicialmente, a complexidade dos projetos vai aumentando e se torna necessário utilizar um programa de design de PCI.

Você já ouviu falar do KiCad? O software é uma ótima opção gratuita para estudantes de engenharia que desejam fazer suas placas de circuito impresso, da mais básica à mais avançada!

Saiba mais no post abaixo!

Eis que apresento o KiCad e 5 porquêspara você, estudante de engenharia, escolhê-lo na hora de fazer o seu projeto.
Captura de tela da home page do KiCad

1) Porque é gratuito e roda no seu computador:

Você prefere o Linux ou Mac do que o Windows? Não possui orçamento para comprar uma licença (de milhares de reais) do Altium Designer, Autodesk Eagle ou Proteus Design Suite

Site do KiCad com mais de 10 distribuições disponíveis

KiCad é sua escolha ideal! É um progama compatível com todos os sistemas operacionais, e totalmente gratuito. Além de ser leve, rodando com apenas 2GB de RAM.

2) Porque possui bibliotecas padrão com milhares de componentes:

KiCad possui vastas bibliotecas oficiais disponíveis com milhares de componentes, já com o encapsulamento 3D embutido, o que permite uma prototipagem rápida, com resultado profissional.

Também, permite criar e editar seus próprios componentes (esquemático e footprint) além de suas bibliotecas personalizadas.

3) Possui recursos na medida certa:

Mesmo sendo gratuito, o programa conta com todos os estágios do processo de prototipagem: Desenho de esquemático, layout da PCI, geração de arquivos Gerbers, gerenciamento das bibliotecas de componentes, visualização 3D, além da capacidade de projetar placas com até 32 camadas de cobre (geralmente usamos no máximo 4).

Visualizador 3D do KiCad

Com uma interface intuitiva, o programa aumenta sua produtividade, além de ser possível também configurar regras de projeto, de acordo com sua aplicação.

4)Para fabricar a placa de acordo com seu caso:

Pretende fresar a placa, deseja fazer um acabamento profissional em uma empresa ou irá fabricar por corrosão? O KiCad exporta seu projeto no padrão do mercado (arquivos Gerbers), e em pdf para você realizar a corrosão.

5)Para aprender uma nova ferramenta:

KiCad é uma ferramenta poderosa, que pode vir a ser extremamente útil no mercado de trabalho. Com uma interface intuitiva e muito conteúdo na Internet , recomendo o estudo!

Bons projetos!