Painéis Elétricos de Baixa Tensão

Os painéis elétricos são equipamentos de suma importância em grande parte das instalações elétricas, sejam elas de pequeno porte como residências e salas comerciais, quanto de grande porte como indústrias e hospitais, por exemplo. Eles possuem um papel fundamental e precisam ser ser tratados com a devida importância durante a elaboração de um projeto elétrico.

Um projeto bem executado permite não somente o funcionamento correto do painel,  mas também a segurança da instalação elétrica e dos seus operadores, evitando possíveis acidentes. Além disso, leva a um melhor aproveitamento energético, evitando fugas de corrente, falhas e faltas inesperadas,  e facilita a realização de manutenção em seus equipamentos.

 

Funcionalidades

Quais as funções de um painel elétrico?

Um painel elétrico de baixa tensão atua com tensões nominais abaixo de 1000 Vca ou 1500 Vcc, e possui diferentes funções dependendo da aplicação a qual está sendo usado. Dentre as principais funções, pode-se citar: distribuição de energia, proteção (curto-circuito, sobrecarga, surto de tensão, etc.), controle e comando de cargas (motores, máquinas industriais, etc.), automação de processos, medição e monitoramento de circuitos e cargas, entre outras.

Alguns exemplos de painéis elétricos

Painel de Distribuição – Painéis muito comuns na maioria das instalações elétricas, sua principal função é receber energia e distribuí-la devidamente entre os circuitos da instalação. Geralmente, a energia chega ao quadro através de um disjuntor geral, e é levada à um barramento que distribui entre os disjuntores de cada circuito da instalação, de acordo com o projeto elétrico. Além da distribuição o painel possui função de proteção, com disjuntores termo-magnéticos, IDR’s (Interruptor Diferencial Residual) e  DPS (Dispositivo de Proteção contra Surtos), quando necessário.

Painel de Transferência – São painéis que transferem a alimentação da instalação elétrica entre 2 ou mais fontes de energia. Essa transferência podem ser realizadas de forma manual (com o uso de chaves de transferência) ou automatizada (com o uso de contatores, por exemplo). São utilizados, por exemplo, para transferir a alimentação de uma instalação de uso essencial, que normalmente vem da concessionária de energia, para um gerador móvel quando há uma falta de energia na rede de distribuição.

Painel CCM – Os CCM’s (Centro de Controle de Motores) são muito encontrados em indústrias de grande porte. Possuem equipamentos de manobra, controle, proteção e medição de circuitos de motores em baixa tensão. Podem incluir equipamentos como: Contatores, Inversores de Frequência, CLPs (Controladores Lógico Programáveis), fusíveis, disjuntores-motores, fusíveis, relés, entre outros.

 

Ensaios e Certificações

O que a norma prevê?

Em muitos casos, os painéis ditos “convencionais” não fornecem garantia de segurança e funcionalidade dos componentes em situações adversas , enquanto painéis que atendem às normas recebem certificações de que estão aptos a funcionar co segurança em todos os quesitos. A norma da ABNT NBR-60439 (válida até 2021), que previa a certificação dos painéis TTA/PTTA (totalmente testados e parcialmente testados) já está sendo ultrapassada, apesar dos termos continuarem a ser usados pelas empresas. A nova norma NBR-61439 (“Conjuntos de Manobra e Controle de Baixa Tensão”) de 2016, veio para corrigir as dúvidas a respeito dos ensaios e certificações dos painéis elétricos.

Os painéis devem ser testados e terem os ensaios previstos na norma realizados pelas empresas fabricantes, para que possam receber a certificação. Painéis certificados são muitas vezes exigidos nos editais de de grandes obras, especialmente de serviços essenciais. A certificação garante a confiabilidade, pois são testados em situações extremas (tensão, corrente, temperatura, etc.), a segurança, pois garantem a integridade mecânica e elétrica do equipamento, e evitam danos a outros componentes, impedindo acidentes e prejuízos

3-blog-paineiseletricos-5

A norma NBR-61439 redefine as verificações necessárias para certificar um painel. Foram estabelecidas 13 verificações necessárias, sendo que há 3 formas equivalentes de verificação de conformidade: “Verificação por ensaios de montagem”, “Verificação por cálculo” e “Verificação por projeto”. Cada verificação pode ser feita por um ou mais métodos específicos, conforme mostra a tabela presente na norma.

As 13 verificações presentes na norma NBR-61439 são as seguintes:

  • Resistência dos materiais e das partes;
  • Grau de proteção dos invólucros;
  • Distâncias de isolamento no ar;
  • Distâncias de escoamento;
  • Proteção contra choque elétrico e integridade dos circuitos de proteção;
  • Integração de dispositivos de manobra e de componentes;
  • Circuitos elétricos internos e conexões;
  • Conectores para condutores externos;
  •  Propriedades dielétricas;
  •  Limites de elevação de temperatura;
  •  Suportabilidade aos curtos-circuitos;
  •  Compatibilidade eletromagnética;
  •  Funcionamento mecânico;

Atente-se aos painéis de seus projetos e leia as normas.

slotonline