O que é?

Inteligência Emocional (IE) é um termo utilizado pela psicologia, relacionado com inteligência social, que descreve a capacidade de um indivíduo de administrar suas emoções e usá-las a seu favor, além de compreender as emoções de outras pessoas, construindo relações saudáveis, fazendo escolhas conscientes e adquirindo uma melhor qualidade de vida. 

Segundo os psicólogos Peter Salovery e John Mayer IE é “a capacidade de perceber e exprimir a emoção, assimilá-la ao pensamento, compreender e raciocinar com ela e saber regulá-la em si próprio e nos outros”. Os dois psicólogos defendem que IE está muito ligado à quatro domínios básicos:

Percepção das emoções:

A precisão com que uma pessoa identifica as emoções.

Raciocínio por meio das emoções:

Empregar as informações emocionais para facilitar o raciocínio.

Entendimento das emoções:

Captar variações emocionais nem sempre evidentes e compreender a fundo as emoções (mais sofisticado do que o “identificar” do primeiro domínio).

Gerenciamento das emoções:

Aptidão para lidar com os próprios sentimentos.

Porque é importante?

A vida é cheia de desafios diários: metas, prazos, reuniões, família, filhos, relacionamentos, saúde e inúmeras decisões a serem tomadas. Em qualquer âmbito da vida, as pessoas estão sendo observadas, avaliadas e cobradas o tempo todo, o que faz com que vivemos em uma pressão constante. Este é um contexto que pode ser muito estressante e desgastante, especialmente para quem não possui equilíbrio emocional.

Uma pessoa emocionalmente inteligente é aquela que consegue identificar e controlar suas emoções com mais facilidade. Quem tem inteligência emocional sabe pensar, sentir e agir de forma inteligente e consciente, sem deixar que as emoções controlem sua vida e se acumulem de forma a reproduzir ou criar traumas e doenças psicossomáticas.

Entre as características da inteligência emocional está a capacidade de controlar impulsos, canalizar emoções para situações adequadas, praticar gratidão e motivar as pessoas, além de outras qualidades que possam ajudar a encorajar outros indivíduos. Uma das grandes vantagens das pessoas com inteligência emocional é a capacidade de se automotivar e seguir em frente, mesmo diante de frustrações e desilusões.

A inteligência emocional é influenciada por uma combinação de traços de personalidade. Níveis mais altos dela são associados com inúmeros benefícios, inclusive relacionados à carreira. Por isso, sua medida, o Quociente Emocional (QE), tem sido considerado como um bom radar para contratações em processos de recrutamento. Alguns especialistas até o colocam na frente do QI (Quociente de Inteligência) em questão da eficiência para determinar um bom profissional.

Quem é Daniel Goleman?

Apesar de não ter introduzido o conceito de IE, Daniel Goleman é o grande responsável por popularizá-lo. Em 1995, quando atuava como jornalista científico do New York Times, lançou o livro “Inteligência Emocional”, em que traz à tona o embate entre o QE e o QI. O best-seller impulsionou a atenção das pessoas pelo tema, tornando o conceito acessível a vários segmentos da sociedade. A partir dele, a mídia e outras entidades acadêmicas começaram a explorar ainda mais o assunto.  

Goleman descreve a inteligência emocional como a capacidade de uma pessoa de gerenciar seus sentimentos, de modo que eles sejam expressos de maneira apropriada e eficaz. Segundo ele, o controle das emoções é essencial para o desenvolvimento da inteligência de um indivíduo. Seu modelo sobre a IE foca em uma série de competências e habilidades que, de acordo com ele, propiciam melhores desempenhos profissionais – inclusive, como líder.

Fundamentos do modelo de Goleman:

O modelo de Goleman posiciona a IE como o conjunto de competências e habilidades fundamentadas em cinco pilares:

Autoconsciência

Capacidade de reconhecer as próprias emoções.

Autorregulação

Capacidade de lidar com as próprias emoções.

Automotivação

Capacidade de se motivar e de se manter motivado.

Empatia

Capacidade de enxergar as situações pela perspectiva dos outros.

Habilidades sociais

Conjunto de capacidades envolvidas na interação social.

Além disso, ele identifica 12 domínios como sendo os principais para desenvolvê-la:

  1. Autoconhecimento emocional;
  2. Autocontrole emocional;
  3. Adaptabilidade;
  4. Orientação para realização;
  5. Perspectiva positiva;
  6. Empatia;
  7. Consciência organizacional;
  8. Influência;
  9. Coach e mentoria;
  10. Administração de conflitos;
  11. Trabalho em equipe;
  12. Liderança inspiradora.

Como desenvolver Inteligência Emocional?

Algumas dicas que podem ajudar você a desenvolver essa habilidade:

  • Comece a observar o seu próprio comportamento e a refletir sobre ele;
  • Encontre maneiras de dominar as suas emoções – exercícios de controle da respiração podem ajudar;
  • Lide melhor com os seus sentimento negativos;
  • Trabalhe a sua autoestima;
  • Pratique a arte da resiliência;
  • Desenvolva a empatia.

Desenvolver IE pode ser um trabalho árduo, mas o importante é insistir, abrace o seu processo, errar faz parte do caminho e nunca é tarde para começar!

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