O que é liderança?

De acordo com James C. Hunter, autor do livro “O monge e o executivo”, liderança é a habilidade influenciar pessoas para trabalharem entusiasticamente visando atingir os objetivos identificados como sendo para o bem comum. 

Para começarmos a compreender o real significado dessa definição, é preciso estar atento a uma palavra extremamente importante: influência. Em outras palavras, um líder precisa desenvolver influência nas pessoas com quem trabalha, motivando-os a alcançar níveis cada vez mais altos. Mas como desenvolver influência?

Para compreender melhor como adquirir essa qualidade, é necessário que tenhamos em mente alguns dos princípios que fazem um líder ser bem sucedido. Todos os princípios foram tirados do livro “O monge e o executivo”. Veja-os abaixo: 

Poder X Autoridade

O primeiro princípio diz que um líder deve compreender a diferença entre poder e autoridade. Vejamos o seguinte exemplo: digamos que o chefe de alguma empresa vive dizendo para seus empregados: “Me entregue essa atividade até sexta-feira ou despedirei você”, “Faça isso senão descontarei no seu salário”. Podemos perceber que há sempre uma relação de causa e consequência, pois nessa situação o chefe possui poder. Na maior parte dos casos, esse tipo de atitude até pode funcionar, porém o problema de usar o poder demasiadamente é que ele corrói as relações entre o empregado e o patrão. Com o tempo, essa relação pode se romper, causando rebeliões. 

A autoridade, por outro lado, é o fato de conduzir as pessoas a fazerem coisas de boa vontade o que você deseja. Ao contrário do poder, a autoridade não pode ser comprada ou herdada, pois essa virtude é desenvolvida com o tempo. Quando você é o chefe de uma empresa, automaticamente você exerce poder sobre seus empregados, mas nem sempre você possui autoridade sobre eles. A autoridade diz respeito a quem você é como pessoa e à influência que estabelece sobre as pessoas. Segundo o livro, saber diferenciar esses dois conceitos é fundamental no desenvolvimento de um líder. 

Vontades X Necessidades

Um outro ponto que James C. Hunter aborda é de que um líder deve saber a diferença entre as vontades e necessidades de seus liderados. Vamos ao seguinte caso:

Se um pai satisfizesse todas as vontades de seus filhos pequenos, provavelmente sua casa seria uma anarquia, uma desordem total, com as crianças fazendo o que quisessem e possuindo todos os tipos de brinquedos. Neste caso, ao dar o que as crianças querem, estamos certos de que o pai não está dando o que elas realmente precisam. 

Esse exemplo se aplica muito bem à um ambiente de trabalho, pois um líder precisa estabelecer certos padrões e limites para que se possa ter um ambiente disciplinado, atendendo apenas às necessidades de seus funcionários. Entretanto, o papel de identificar e satisfazer as reais necessidades é extremamente complicado, já que cada pessoa terá necessidades diferentes, mas é essencial que o líder consiga atender ao máximo de necessidades possíveis.

Bondade

O terceiro princípio é algo que basicamente se divide em três: atenção, apreciação e incentivo. Segundo o autor, a capacidade de dar atenção aos outros é uma qualidade extremamente importante para um líder. Um modo muito eficaz de pôr em prática essa característica é ouvir atentamente o que os liderados têm a dizer. O ouvinte ativo, que deixa de lado todas as outras distrações, envia uma mensagem poderosa à pessoa que está falando de que o líder realmente se importa com ela.

Incentivar e apreciar seus liderados é também muito importante. Dar um elogio sincero, por exemplo, motiva os empregados a trabalharem cada vez mais entusiasticamente, sentindo-se valorizados e apreciados dentro do ambiente de trabalho. De acordo com o livro, um dos papéis dos líderes é incentivar e apoiar os membros para que se tornem bem-sucedidos.

Caráter

O livro aborda que a capacidade de liderança não é sobre a personalidade em si, sobre um estilo específico, mas sim sobre como você é como pessoa, ou seja, seu caráter, que segundo o autor, caráter é a soma dos nossos hábitos, virtudes e vícios. Ou seja, ao longo da história, existiram vários líderes bem sucedidos e todos eles possuíam características, caráteres diferentes, e o que define um bom líder é o seu caráter. Ao longo da sua trajetória, você consegue construir seus hábitos, virtudes e vícios de modo que você possa ser um líder bem sucedido. 

Por mais que agora temos compreendido alguns dos princípios da liderança, nada disso será realmente posto em prática se as nossas boas intenções, ou seja, nosso entendimento do que é preciso fazer para se tornar um líder, não condizer com as nossas ações em um ambiente de trabalho. A partir do momento em que as suas intenções estão alinhadas com as suas ações, é quando nós desenvolvemos o primeiro indício de liderança, que é a vontade. 

Nas palavras do autor: “A liderança começa com a vontade, que é nossa única capacidade como seres humanos para sintonizar nossas intenções com nossas ações e escolher nosso comportamento, assim, é preciso ter vontade para escolhermos amar, isto é, sentir as reais necessidades, e não os desejos, daqueles que lideramos. Para atender a essas necessidades, precisamos nos dispor a servir e até mesmo a nos sacrificar. Quando servimos e nos sacrificamos pelos outros, exercemos autoridade ou influência (…). E quando exercemos autoridade com as pessoas, ganhamos o direito de sermos chamados de líderes.” (HUNTER, 2004)

 

slotonline