A importância da Oratória

A oratória
é, sem dúvida, uma das habilidades mais requisitadas no meio acadêmico e
profissional. Podendo ser definida como a “arte de falar em público”, seu
domínio é essencial para fins de apresentação da fala a ser transmitida ao
público. O poder da comunicação é um grande diferencial para grandes líderes. Oratória
se trata  da arte de falar em público de
forma estruturada com o objetivo de informar, entreter, influenciar e cativar
os ouvintes.

A influência de uma boa oratória

A boa oratória é responsável por aumentar sua credibilidade ao apresentar um
trabalho, um projeto ou uma apresentação a um determinado público. Através
dela, são demonstradas características de confiança e liderança, o que pode ser
um diferencial em seu meio de trabalho ou estudo. Isso pode ser notado, por exemplo, no ambiente de trabalho onde a comunicação é um dos mais importantes pilares para o sucesso.

Vale destacar que um bom orador não precisa apenas fornecer uma informação, mas também saber bem o que fala, para quem fala e qual o propósito de seu discurso. O objetivo de sua fala pode variar, podendo ser apenas o de passar uma informação até mesmo de motivar um grande grupo de pessoas. Portanto, um bom orador deve estar atento a cada detalhe de sua apresentação e do público para o qual está apresentando.

Estratégias para melhorar sua oratória

Mas o que, em específico, define uma boa oratória? Acerca deste tópico, aqui estão algumas dicas para melhorar sua capacidade de discurso!

  • Conheça seu público: Ao se deparar com diferentes públicos, se faz necessária a compreensão do contexto em que a fala está sendo apresentada. Por exemplo, a apresentação de um projeto profissional será, adequadamente, mais formal do que um discurso direcionado a um público infantil. Portanto, a adaptação do discurso é essencial para diferentes situações. 
  • Domine o assunto: A maior prova de credibilidade em uma apresentação é observada quando o orador domina o assunto apresentado. Dessa forma, para qualquer discurso é essencial o estudo do tema abordado, para que a fala seja transmitida de forma natural e explicativa.
  • Se atente à entonação de sua voz: É de extrema importância entonar sua voz de modo que todos os ouvintes compreendam sua mensagem. O volume de sua voz deve ser, obviamente, adequado ao contexto em que se apresenta, porém sempre objetivando a compreensão geral de sua mensagem por parte do público. 
  • Velocidade da fala e dicção: A dicção se trata do modo que um orador pronuncia e articula palavras. Dessa forma, ela é muito importante para que seu discurso seja coerente e convincente. Além disso, a velocidade na fala também se faz importante. Fale pausadamente, ao mesmo tempo que cative seu público com uma boa linearidade em sua apresentação. Se atente bem a isso, pois uma boa dicção pode diferenciar totalmente seu discurso, fazendo com que mais pessoas fiquem interessadas, de fato, pela sua fala. 
  • Seja claro e objetivo: Ao discursar, a objetividade consiste em descartar explicações e detalhes desnecessários, tornando a fala mais concisa e atrativa ao público. Sintetizar as informações é essencial para que a atenção dos ouvintes seja mantida durante o discurso. 
  • Sua postura demonstra confiança: Em meio ao discurso, sua postura pode transmitir uma grande mensagem não verbal. Por meio dela, o público consegue perceber sua autoconfiança ao tratar do assunto do qual se está falando. Portanto, sempre se atente à sua postura ao discursar! 
  • Pratique o contato visual: Olhar para quem se fala é de suma importância para que o discurso seja efetivo. Por meio desse contato visual é transmitida a confiança ao público, que passa a se relacionar melhor com o que está sendo dito. Um bom orador é aquele que consegue, apropriadamente, se aproximar de seu público, gerando assim uma credibilidade maior ao que se fala. 
  • Evite vícios de linguagem: O uso de palavras repetitivas em meio ao discurso causa um desconforto a quem o ouve. Evitar o uso de vícios linguísticos tais como “Tipo”, ”Né”, entre outros, é essencial para que a clareza e a confiança transmitidas na fala sejam mantidas. 
  • Expresse seu gosto pelo tema abordado: A positividade e o apreço pelo assunto tratado podem facilmente diferenciar uma boa apresentação de uma mediana. Demonstre seu gosto pelo tema abordado e seja carismático, pois isso certamente trará mais engajamento e interesse do público. 
  • Pratique! Além de tudo o que foi aqui comentado, é indispensável o estudo e a prática da oratória antes de uma apresentação. Leia o texto em voz alta no espelho, pratique, observe seus pontos fracos e os aperfeiçoe para melhorar seu discurso. Por fim, exercite sua autoconfiança para fundamentar e credibilizar  a sua fala.

Recomendações

Aqui estão algumas recomendações de livros sobre oratória e o poder da fala. Faça bom proveito!

·   Comunicar Para Liderar – Leny Kyrillos e Milton Jung

·   29 Minutos Para Falar Bem em Público – Rachel Eid Polito e Reinaldo Polito

·   Os 7 princípios da persuasão – Bill Mcgowan e Alisa Bowman 

·    Falar Bem É Fácil – Eunice Mendes 

Além dos livros, aqui está um vídeo do canal TED sobre esse tema. O renomado comunicador Julian Treasure comenta os principais fundamentos e inimigos de uma boa oratória.

Referências

matheusmms.eel@gmail.com

LinkedIn

Graduando em Engenharia Elétrica | Membro do PET EEL desde 21.1

Interesses: Energia fotovoltaica e Programação

Matheus Meireles da Silva
slotonline