Lucas dos Santos Ramos

Participação no desenvolvimento do modelo de voo do EPS (Energy Power System) – SpaceLab

Projeto Externo - 2018.2

Satélite desenvolvido com todas as sua placas de circuitos feitas no Brasil.

Painéis fotovoltaicos fixados na estrutura do satélite são a fonte de energia do projeto.

A energia gerada nos painéis é armazenada em baterias de íons de lítio.

Conversores DC-DC são utilizados no sistema de distribuição.

O SpaceLab

O Laboratório de Sistemas Embarcados para Aplicações Espaciais (SpaceLab) desenvolve diversos trabalhos relacionados a área de satélites, comunicação e de processamento de dados. A atual missão do grupo, chamada de FloripaSat-I, é a primeira a ser desenvolvida inteiramente pelo grupo FloripaSat. Além disso, nessa missão foi desenvolvido o primeiro CubeSat (satélite em forma de cubo de 10 cm3) a ter todas as suas placas de circuito desenvolvidas no Brasil, desde o layout e escolha de peças até a soldagem de componentes.

Electrical Power System

O petiano Lucas dos Santos Ramos atualmente participa do grupo e realiza seu trabalho no projeto do hardware responsável pelo sistema elétrico do satélite. O EPS (Electrical Power System) é responsável por coletar, armazenar e distribuir energia para o CubeSat. O sistema de energia é baseado na conversão de energia solar através de seis painéis solares fixados na estrutura do satélite.

O EPS é desenvolvido para operar os painéis solares no seu ponto de potência máxima. A energia solar coletada é então armazenada em duas baterias de íons de lítio conectadas em série e a distribuição é feita através de diversos conversores DC-DC integrados.

Este projeto está sendo desenvolvido como projeto externo em parceria com o SpaceLab!

Os projetos externos permitem um contato maior dos nossos membros com com pesquisas e projetos de área acadêmica desenvolvidos nos laboratórios da UFSC. Durante o semestre os petianos se capacitam nas áreas técnicas atrevés dos projetos e pesquisas dos laboratórios parceiros, desenvolvendo também seu networking e têm uma visão mais clara da área em que querem atuar no futuro.

slotonline