Victor João Lourenço
Vitória Beatriz Bianchin

Desenvolvimento de Jogo didático e interativo voltado a divulgação do grupo PET EEL

Desafio dos Calouros - 20.1

Jogo didático e interativo, com temática do grupo PET EEL.

Todo o código e visuais foram planejados e programados pelos membros do projeto.

Foi programado em Python utilizando a biblioteca do pygame no editor de texto VSCode.

Foram utilizadas diversas ferramentas e plataformas como o Illustrator, VSCode, Git e GitHub, bibliotecas gratuitas de imagens e sons, entre outros.

Os membros puderam trabalhar em equipe e se inteirar das metodologias internas do grupo.

O Objetivo e o Jogo

   A partir do desejo de expandir o trabalho de excelência do PET EEL , representar a trajetória no grupo e auxiliar no ingresso dele através do processo seletivo, foi criado o jogo PET UP, que de maneira acessível e intuitiva mostra isso não só para os acadêmicos como também para a comunidade externa. Dessa maneira, foi buscado o conhecimento necessário em sites e cursos a fim de aprender como utilizar as plataformas e elementos necessários para a criação do jogo que foram a linguagem de programação Python 3.8.6 com a biblioteca do Pygame, sendo desenvolvido no editor de texto VSCode e também foi usado a plataforma GitHub e o método de Git para gerenciar o projeto. Foram criados sprites como os personagens, plataformas, transições, fundos e botões, que abrangeu grande parte dos elementos do jogo. Foi implementado música, movimento, vetores de aceleração, velocidade, colisões e pontuação. As artes foram desenvolvidas através do Illustrator e houve utilização de imagens gratuitas encontradas em bancos de imagens. Utilizou-se de acompanhamentos quinzenais e implementação da metodologia de OKRs e Scrum para a organização do que deve ser feito. O jogo foi reorganizado em uma pasta .zip com arquivo executável do jogo, documento de sprites e pastas de músicas e imagens, que pode ser baixar ao lado e ao abrir a pasta Jogo PET UP e clicar no arquivo executável (petup.exe) para jogar, lembrando que o jogo roda apenas em computador de mesa.

Desenvolvimento do projeto

  Para esse desenvolvimento foi escolhida a biblioteca Pygame utilizada na linguagem de programação Python, pois é uma linguagem de jogos mais vasta e explorada, portanto, há uma diversidade de informações a respeito. O editor de texto VSCode foi utilizado para o desenvolvimento da programação pela sua versatilidade e praticidade com outras ferramentas utilizadas. A organização da criação do jogo envolveu acompanhamentos quinzenais com registro dos elementos criados e implementações a se fazer através das metodologias de organização Scrum e OKR. Também foi utilizado Git e GitHub para criar um repositório remoto, que pode ser acessado ao fim da página, com o projeto que pudesse permitir a alteração dos arquivos à distância pelos desenvolvedores, o Git foi utilizado no próprio VSCode. 

  A estruturação e programação do jogo começou através da especificação do objetivo e, a partir disso, dos elementos que devem estar presentes no jogo. Para isso, foi criado documentos de texto com essas especificações e também diagramas que pudessem exemplificar a gama de elementos presente no PET UP, todos eles foram construídos de maneira linear no jogo seguindo a idéia de página inicial e fases em sequência, apenas o código do game over foi implementado em tempos diferentes conforme foi avançado na criação de cada fase. 

  Para que o jogo funcionasse de maneira mais organizada, utilizou-se as classes da linguagem python e mais de um arquivo, além disso foram feitos alguns códigos gerais que eram utilizados em todas as fases como por exemplo o das plataformas, inimigos e moedas.

Diagrama de Elementos

Resultados

   Ao final do semestre, com os acompanhamentos e tendo realizado todos os objetivos e metas das sprints, conseguiu-se desenvolver o jogo planejado com êxito e de uma forma funcional, tendo todos os elementos e fases interligadas funcionando.
 O jogo se consolidou, então, com cinco fases temáticas relacionadas ao PET EEL, incluindo páginas de tutorial, objetivo, agradecimentos e game over.  Também foram desenvolvidos vários elementos como as plataformas, moedas, dois personagens para que o jogador possa escolher, transições, obstáculos e ícones, com implementação de música e opções de mute e retorno à página inicial.  Como resultado da programação e do visual, o jogo obteve a desejada simbologia com a temática voltada para seus objetivos de representar o PET EEL e seu processo seletivo, assim, todas as fases tiveram seus respectivos significados quanto ao processo seletivo e grupo, também constando a implementação de música em cada fase do jogo.  

Página Inicial

  Essa é a primeira página que aparece para o jogador e também o primeiro contato com o jogo. Nela é possível fazer a escolha do personagem clicando sobre ele, além de poder acessar o tutorial onde se é explicado o objetivo geral do jogo, quais botões são utilizados, sistema de pontuação e representações de cada fase.

Segunda Fase

  Essa fase teve como base a temática da segunda fase do processo seletivo, que é a entrevista curta, representada pelo fundo e pelo ícone de fala nas plataformas. Essa fase teve como base a temática da segunda fase do processo seletivo, que é a entrevista curta, representada pelo fundo e pelo ícone de fala nas plataformas. Tem o propósito de demonstrar um pouco mais sobre o perfil de excelência do PET EEL através das moedas que o personagem deve obter durante a fase com o nome de seus valores e ao colidir com o ícone final, a bandeira, será mostrada uma transição em forma de e-mail que explica sobre a missão, visão e valores. Essa fase também não possui obstáculos.

Quarta Fase

  Representa a quarta e última fase do processo seletivo do PET EEL, a entrevista longa. Ela possui as moedas representando os Grupos de Trabalho (GTs) do PET EEL que o personagem deve obter e mostra inimigos em forma de balão de fala que demonstram atitudes a se evitar quanto a entrevistas. Por fim, a transição se torna uma porta e o jogador é convidado a clicar em um botão para abri-la e saber seu resultado no processo seletivo. Ao abrir, ela mostra uma imagem com natureza e a logo do PET EEL representando o sol ao fundo, e possui um botão para passar de fase.

Game Over

  Caso o personagem caia das plataformas ou colida com os obstáculos aparecerá uma página de game over mostrando a pontuação do jogador e uma opção de “pedir feedback” que quando clicada o personagem irá para a página inicial, essa opção representa a oportunidade de pedir feedback ao PET EEL caso não tenha passado em alguma fase do processo seletivo.

Primeira Fase

  Essa fase introdutória foi baseada na temática da etapa de inscrição do processo seletivo e tem o objetivo de mostrar um pouco dos três pilares que regulamentam os Grupos PET: ensino, pesquisa e extensão e portanto são disponibilizadas moedas que representam cada pilar. Nesta Fase não há nenhum tipo de obstáculo para que o jogador consiga se ambientar com a jogabilidade do jogo.  Ao final da fase há uma transição em formato de e-mail indicando a aprovação do candidato naquela etapa e explica um pouco melhor a função da pesquisa, ensino e extensão dentro do grupo.

Terceira Fase

   Nesta fase, o teor se baseia na dinâmica em grupo com referências a um projeto de extensão que o PET EEL realiza conhecido como Volta ao Mundo do Conhecimento (VMC). Para isso, a temática envolveu vários elementos relacionados a viagens como a ambientação no espaço pelo personagem, que agora possui um capacete, e as plataformas diferentes com ícone de foguete. O fundo também possui uma usina e um aerogerador, isto demonstra uma referência quanto a dinâmica em grupo pelo qual os desenvolvedores tiveram que passar para entrar no grupo.
 A fase também consta com obstáculos que representam ações que devem ser evitadas ao lidar e se comunicar com indivíduos e grupos. Por fim, ao colidir com o ícone final, a bandeira, será mostrada a transição ainda em forma de e-mail explicando sobre dinâmicas em grupo.

Quinta Fase

   Por fim, esta fase representa toda a história e trajetória criada pelo petiano dentro do PET EEL depois de passar por todas aquelas fases do processo seletivo. Assim, o fundo demonstra toda a caminhada que os membros tiveram até aqui e todas as oportunidades que ainda irão se abrir nesse caminho. Os ícones das plataformas se tornaram a logo do PET EEL bem como o sol continua sendo. O diferencial desta fase se mostra por haver NPCs (non-player character, ou seja, personagens não jogáveis) que representam ex-petianos e ao colidir com eles, surge um chat com um depoimento desses ex-petianos falando sobre sua trajetória, aprendizados e melhorias que obtiveram com seu ingresso no PET EEL. Assim, ao colidir com o ícone final, surge uma imagem do personagem caminhando em direção ao sol, bem como apresenta a pontuação do personagem, créditos e opção de jogar novamente.

Confira como ficou o projeto!

Para acessar o códio do programa acesse: 
Para baixar o jogo acesse:
Progresso
100%
slotonline