Eduarda Karoliny Costa
Monitaramento de Energia Elétrica
Projeto Externo - 2019.1
O sistema de Internet Of Things tem sido amplamente utilizado no mercado de energia, para medição e acompanhamento em tempo real de dados importantes para a aplicação que se deseja.
Com a popularização do IOT, alguns dispositivos de baixo custo foram disseminados no mercado. Um deles que possui uma ótima relação custo x benefício é o NodeMCU ESP32.
O MQTT (Message Queue Telemetry Transport), é um Protocolo de mensagem assíncrono leve e flexível que possibilita o suporte a diversas aplicações, entre elas os serviços de IOT.
Ao realizar o monitoramento das tensões e correntes de linha, é possível perceber os problemas que podem danificar aparelhos elétricos, principalmente em ambientes como laboratórios de pesquisa.
Monitoramento de energia elétrica:
O consumo de energia elétrica tem crescido com o passar dos anos, o que projeta uma necessidade de melhorar a eficiência e o uso da mesma. Para a busca da melhor eficiência é necessário analisar e monitorar o comportamento do consumo de energia elétrica.
É com esse objetivo que a petiana Eduarda desenvolve seu projeto utilizando o sistema IOT, ou seja a comunicação máquina a máquina via internet, com sensores para a obtenção dos dados. Ou seja, um protótipo instalado no quadro de energia do laboratório com sensores acoplados à rede, utilizando o dispositivo NodeMCU ESP32 para o envio desses dados a um host que poderá ser acessado remotamente. Com isso é possível acompanhar o consumo e características da rede utilizada pelo laboratório.
O LMM:
O Laboratório de Montagem Mecatrônica é utilizado para montagens eletroeletrônicas e mecânicas de sistemas automatizados e oferece suporte às atividades de diversos outros laboratórios do DAS. Possui como responsável o Prof. Hector Bessa Silveira e o técnico Engenheiro Eletrônico Gabriel Manoel.