Diego Martins Meditsch
Eduardo D. Farias
Eduardo J. de Lima Neri
Giulia Donini Bürkle

Construção de um robô no estilo tanque que se move em todas as direções e atira água, mirando nos eixos X e Y, tudo isso controlado remotamente via bluetooth.

Desafio dos Calouros - 22.1

Robô desenvolvido com objetivo de representar a classe dos robôs de combate, com a funcionalidade especial de atirar água.

Utilização do tinkercad para validação de toda parte do controle da movimentação do projeto

Utilização de comunical serial via Bluetooth para recebimento e envio de comandos

Conhecimentos em soldagem aplicados para fixação dos componentes em uma placa de fenolite.

Os membros puderam trabalhar em equipe e se inteirar das metodologias internas do grupo, como OKR e Scrum.

Objetivo e motivação

O robô foi criado para o projeto dos calouros do Programa de Educação Tutorial da Engenharia Elétrica da Universidade Federal de Santa Catarina, que agrupa também as Engenharias Eletrônica, de Produção Elétrica, e de Controle e Automação. Ele foi desenvolvido como objetivo de representar a classe dos robôs de combate, com a funcionalidade especial de atirar água, assim, referenciando e representando um nicho acadêmico atual que envolve a Engenharia Elétrica, e a Engenharia de Controle e Automação, bem como o ambiente universitário das engenharias no geral. O robô proporciona entretenimento ao usuário através de toda sua versatilidade em se movimentar, mirar, e atirar água.

Para controlá-lo é necessário apenas um controle, que possui quatro botões direcionais, e um joystick com botão acoplado, permitindo a execução de todos os comandos funcionais, através da comunicação remota via bluetooth.

Link da Apresentação:

slotonline