VMC – Volta ao Mundo do Conhecimento

[vc_row row_height_percent=”0″ back_color=”color-prif” overlay_alpha=”50″ gutter_size=”3″ column_width_percent=”100″ shift_y=”0″ z_index=”0″][vc_column width=”1/1″][vc_single_image media=”70772″ media_width_percent=”100″][/vc_column][/vc_row][vc_row row_height_percent=”0″ override_padding=”yes” h_padding=”0″ top_padding=”3″ bottom_padding=”3″ overlay_alpha=”0″ gutter_size=”100″ shift_y=”0″ style=”inherited”][vc_column column_width_percent=”100″ position_horizontal=”left” style=”light” overlay_alpha=”100″ gutter_size=”4″ medium_width=”0″ shift_x=”0″ shift_y=”0″ z_index=”0″ zoom_width=”0″ zoom_height=”0″ width=”1/1″][vc_column_text]Um dos pilares trabalhados no PET EEL é a extensão, e atualmente nossa maior atividade para ampliar o conhecimento da graduação dos cursos contemplados além da UFSC no PET é a VMC, a Volta ao Mundo do Conhecimento. A VMC consiste em uma viagem até um polo industrial, onde passamos de 3 a 4 dias fazendo visitas técnicas em várias empresas ou laboratórios da região, no qual é possível conhecer o dia a dia de um engenheiro na indústria. Durante a viagem é conhecido desde o chão de fábrica, onde um engenheiro nos guia por todo o processo de produção, até centros de controle da distribuição da Energia Elétrica.[/vc_column_text][vc_row_inner row_inner_height_percent=”0″ overlay_alpha=”100″ gutter_size=”3″ shift_y=”0″][vc_column_inner column_width_percent=”100″ gutter_size=”3″ overlay_alpha=”100″ medium_width=”3″ shift_x=”0″ shift_y=”0″ z_index=”0″ zoom_width=”0″ zoom_height=”0″ width=”1/2″][vc_icon position=”left” icon=”fa fa-refresh” icon_color=”accent” size=”fa-2x” text_size=”h5″ align=”left” title=”História”]Desde 2005, os bolsistas do PET EEL planejam o roteiro, datas e visitas, cujo investimento do participantes seja de melhor custo/benefício possível.

[/vc_icon][vc_icon position=”left” icon=”fa fa-puzzle-piece” icon_color=”accent” size=”fa-2x” text_size=”h5″ align=”left” title=”Pesquisa”]Após escolher a(s) cidade(s), o membros do grupo buscam os melhores polos da região e já iniciam o contato. Com estes definidos, realiza-se a busca por um hotel de boa qualidade e que acomode 40 pessoas.

[/vc_icon][/vc_column_inner][vc_column_inner width=”1/2″][vc_icon position=”left” icon=”fa fa-map-o” icon_color=”accent” size=”fa-2x” text_size=”h5″ align=”left” title=”Planejamento”]O brainstorm para cada viagem se inicia em torno de 9 meses antes da data escolhida para que os bolsistas tenham tempo para discutir a viabilidade de cada viagem.

 

[/vc_icon][vc_icon position=”left” icon=”fa fa-plane” icon_color=”accent” size=”fa-2x” text_size=”h5″ align=”left” title=”Apoio”]Para que o preço da viagem seja acessível aos estudantes, contamos a ajuda da PRAE, CTC, DAS, DEEL e FEESC.

[/vc_icon][/vc_column_inner][/vc_row_inner][vc_column_text]Agendamento com a Empresa:

O agendamento das visitas aos estabelecimentos das empresas que fariam parte da viagem começam a ser realizado durante o semestre que antecede o evento. A partir do momento em que a cidade de destino foi decidida, é realizada uma busca para encontrar as empresas que seriam de maior interesse ao público alvo, ou seja, estudantes de Engenharia. Muitas empresas são contatadas, e de acordo com as respostas recebidas o itinerário da viagem é montado.

[/vc_column_text][vc_custom_heading]VMC XII

[/vc_custom_heading][vc_row_inner row_inner_height_percent=”0″ overlay_alpha=”100″ gutter_size=”3″ shift_y=”0″][vc_column_inner column_width_percent=”100″ position_vertical=”middle” gutter_size=”3″ overlay_alpha=”100″ medium_width=”3″ mobile_width=”0″ shift_x=”0″ shift_y=”0″ shift_y_down=”0″ z_index=”0″ zoom_width=”0″ zoom_height=”0″ width=”1/2″][vc_column_text]A última edição da Volta ao Mundo do Conhecimento teve como destino Curitiba e região. As empresas visitadas nesta edição foram: Nova Motores e Geradores (Joinville), Dohler (Joinville) , TECPAR (Curitiba), New Holland (Curitiba), Museu de segurança da Volvo (Curitiba) , COPEL (Curitiba), LACTEC (Curitiba). A visita conta com a participação de 36 pessoas de cursos de graduação da Universidade Federal de Santa Catarina e ocorreu de 23 a 26 de agosto de 2018.

[/vc_column_text][/vc_column_inner][vc_column_inner width=”1/2″][vc_single_image media=”69032″ media_width_percent=”100″][/vc_column_inner][/vc_row_inner][vc_column_text]Como que foi a VMC XII?

O primeiro dia começou bem cedo com a nossa saída da UFSC às 6:30 da manhã. Seguimos em direção a Joinville, o maior polo industrial de Santa Catarina. Nossa primeira visita foi na Döhler, uma companhia com mais de 134 anos de experiência na produção de tecidos para os mais diversos setores da economia. Dentro da fábrica vimos a linha de produção de tecidos: estamparia, tecelagem, engomagem etc.

Logo depois, fomos recebidos pelos engenheiros da Nova Motores, uma das maiores fabricantes de motores elétricos do Brasil, que nos apresentaram os princípios de funcionamentodos motores elétricos e sua moderna planta industrial. No final da tarde, começamos a segunda parte da viagem em direção a Curitiba.

No segundo dia da viagem, na parte da manhã, visitamos uma das maiores fabricantes de veículos agrícolas do mundo, a New Holland. Nessa visita, tivemos a oportunidade de observar a linha de montagem de colheitadeiras e tratores desde a confecção do bloco do motor até a colocação dos pneus. A tarde, visitamos o Instituto de Tecnologia do Paraná (TECPAR) onde conhecemos uma das maiores incubadoras do estado do Paraná.

O Instituto de Tecnologia para o Desenvolvimento (LACTEC) foi a nossa primeira visita no terceiro dia de viagem, este se encontra dentro da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Conhecemos os laboratórios de alta tensão, luminotécnica e outros. No período da tarde, nos dirigimos até o Memorial da Segurança no Transporte onde vimos a história dos veículos e a importância de seguir as regras de segurança no trânsito.

Durante o último dia da nossa viagem, fomos instruídos pelos funcionários da COPEL sobre o sistema de energia elétrica brasileiro e também tivemos a oportunidade de saber como é uma sala de controle, observando um grande sistema supervisório das usinas, e gerenciamento do sistema elétrico do estado do Paraná. Depois disso, nossa viagem de retorno a Florianópolis teve seu início por volta das 17:30 e terminou com nossa chegada à UFSC às 22h do dia 26.

[/vc_column_text][vc_column_text]Fotos:

[/vc_column_text][vc_gallery el_id=”gallery-579984″ type=”carousel” medias=”69023,69024,69025,69026,69027,69028,69029″ carousel_lg=”3″ carousel_md=”3″ carousel_sm=”1″ gutter_size=”3″ carousel_interval=”3000″ carousel_navspeed=”400″ stage_padding=”0″ single_overlay_opacity=”50″ single_padding=”2″][vc_custom_heading]VMC XIII

[/vc_custom_heading][vc_column_text]Atualmente os peitanos já estão planejando a próxima edição da VMC, fique ligado em nosso site para receber mais informações

[/vc_column_text][vc_custom_heading]Últimas notícias

[/vc_custom_heading][uncode_index el_id=”index-127712″ index_type=”carousel” loop=”size:5|order_by:date|post_type:post|categories:125″ carousel_lg=”3″ carousel_md=”3″ carousel_sm=”1″ gutter_size=”3″ carousel_interval=”3000″ carousel_navspeed=”400″ stage_padding=”0″ single_overlay_opacity=”50″ single_padding=”2″ offset=”1″][/vc_column][/vc_row]