Nesta edição da Volta ao Mundo do Conhecimento teve como destino a cidade de Curitiba e região. As empresas visitadas nesta edição foram: Nova Motores e Geradores (Joinville), Dohler (Joinville) , TECPAR (Curitiba), New Holland (Curitiba), Museu de segurança da Volvo (Curitiba) , COPEL (Curitiba), LACTEC (Curitiba). A visita contou com a participação de 36 pessoas de cursos de graduação da Universidade Federal de Santa Catarina e ocorreu entre 23 e 26 de agosto de 2018.

Como foi a VMC XII?

O primeiro dia começou bem cedo com nossa saída da UFSC às 6:30 da manhã. Seguimos em direção a Joinville, o maior polo industrial de Santa Catarina. Nossa primeira visita foi na Döhler, uma companhia com mais de 134 anos de experiência na produção de tecidos para os mais diversos setores da economia. Dentro da fábrica acompanhamos a linha de produção de tecidos: estamparia, tecelagem, engomagem, etc.

Logo após fomos recebidos pelos engenheiros da Nova Motores, uma das maiores fabricantes de motores elétricos do Brasil, que nos apresentaram os princípios de funcionamento dos motores elétricos e sua moderna planta industrial. No final da tarde, começamos a segunda parte da viagem em direção a Curitiba.

No segundo dia da viagem, na parte da manhã, visitamos uma das maiores fabricantes de veículos agrícolas do mundo, a New Holland. Nessa visita, tivemos a oportunidade de observar a linha de montagem de colheitadeiras e tratores desde a confecção do bloco de motor até a colocação de pneus. De tarde visitamos o Instituto de Tecnologia do Paraná (TECPAR), onde conhecemos uma das maiores incubadoras do estado do Paraná.

Instituto de Tecnologia para o Desenvolvimento (LACTEC) foi nossa primeira visita no terceiro dia de viagem, este se encontra dentro da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Conhecemos os laboratórios de alta tensão, luminotécnica e outros. No período da tarde, nos dirigimos até o Memorial da Segurança no Transporte onde vimos a história dos veículos e a importância de seguir as regras de segurança no trânsito.

Durante o último dia da nossa viagem, fomos instruídos pelos funcionários da COPEL sobre o sistema de energia elétrica brasileiro e também tivemos a oportunidade de saber como é uma sala de controle, observando um grande sistema supervisório das usinas, e gerenciamento do sistema elétrico do Paraná. Depois disso, nossa viagem de retoorno a Florianópolis teve seu início por volta das 17:30 e terminou com nossa chegada à UFSC às 22h do dia 26.

Fotos:

slotonline