Nesta edição, a Volta ao Mundo do Conhecimento teve como destino as cidades de São José dos Campo (SP), Rio de Janeiro (RJ) e Angra dos Reis (RJ). As visitas dessa edição se deram no Rádio Observatório do INPE, Ericsson, Avibras Indústria Aeroespacial, Cervejaria Ambev, Central Nuclear Almirante Álvaro Alberto, CEPEL, LCA e LabOceano, sendo esses três últimos no campus da UFRJ na Ilha do Fundão. A viagem contou com a participação de 39 pessoas de cursos de graduação da Universidade Federal de Santa Catarina e aconteceu no dias 21 à 27 de julho de 2019.
Como foi a VMC XIII?
A viagem se iniciou na manhã do dia 21, saindo da UFSC em direção a Itapetinga, SP. Lá visitamos o Radiobservatório do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) e tivemos a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre sua história e seu funcionamento, bem como sua finalidade e as pesquisas realizadas com o uso do mesmo.
Em seguida, fomos recebidos pela Ericsson, multinacional de telecomunicações. Nós conhecemos mais sobre a empresa e visitamos o setor de produção, que abrangia todo o maquinário e os processos envolvidos no desenvolvimento de produtos, como as esteiras de circuitos SMD, as bancadas de montagem de racks, placas eletrônicas, etc.
Após viajar até São José dos Campos, já no segundo dia de viagem, fomos à Avibras Indústria Aeroespacial. Nesta parada do percurso observamos réplicas de seus mísseis e projéteis, bem como o processo de construção, armazenamento, transporte e lançamento deles no setor de produção bélica. Por fim, seguimos rumo ao Rio de Janeiro.
Depois a primeira noite no Rio de Janeiro, nós visitamos a cervejaria AmBev. No trajeto, foi explicado sobre todo o processo de fabricação da cerveja, seus ingredientes e etapas de produção e, no final, tivemos a oportunidade de degustar chopp diretamente da tubulação que encaminha o produto ao engarrafamento.
Nossa visita à Central Nuclear Almirante Álvaro Alberto ocorreu bem cedo do outro dia. Fomos recebidos com uma apresentação altamente explicativa sobre energia nuclear e, em seguida, pudemos ver réplicas reduzidas do reator de Angra 2. Depois nos dirigimos a própria Angra 2 e conhecemos a instalação, vendo a turbina do gerador, a parte da do tratamento e captação da água para o resfriamento do reator.
A última visita da XIII VMC foi ao campus da UFRJ. Iniciamos no maior centro de pesquisas em engenharia elétrica do hemisfério sul, o CEPEL, e conhecemos mais sobre os seus projetos desenvolvidos. Logo após, fomos ao Laboratório de Controle e Automação e depois ao LabOceano, no qual pudemos entrar no simulador de embarcações desenvolvido pelo laboratório. Tratava-se de uma sala que simula uma cabine de um navio que navegava em uma reconstrução 3D da Baía de guanabara.
E depois de muita experiência e aprendizado adquiridos, encerrou-se a VMC XIII com o retorno à UFSC no dia 27 de julho de 2019.