Conheça Seu Professor – Márcio Holsbach Costa

Nome completo: Márcio Holsbach Costa

Departamento: Engenharia Elétrica e Eletrônica

Biografia:

Nascido em Pelotas em 1970, ingressou no curso de Engenharia Elétrica da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) em 1987. Durante a graduação, fez estágio no Implantador de Íons do Instituto de Física da UFRGS e no Hospital das Clínicas de Porto Alegre, onde participou da construção e implementação do primeiro implante coclear brasileiro. Após concluir a graduação foi para o Rio de Janeiro, em 1992, para realizar seu mestrado em Engenharia Biomédica na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Em 1994 foi contratado como professor pela Universidade Católica de Pelotas (UCPel). Após 4 anos aderiu a um programa de formação UCPel-CAPES, realizando seu doutorado em Engenharia Elétrica, na área de processamento de sinais, pela Universidade Federal de Santa Catarina. Em sequência, retornou para a UCPel onde trabalhou por mais 3 anos. Após seu casamento foi aprovado em concurso público no Departamento de Engenharia Elétrica da Universidade Federal de Santa Catarina, local em que permanece até hoje. Em 2013, realizou seu pós-doutoramento no Imperial College em Londres.

Carreira: Pesquisador e Professor UFSC.

Área(s) de atuação: Processamento de Sinais com aplicações em engenharia biomédica

Por que escolheu Engenharia? Após fazer um curso de extensão sobre microprocessadores no ensino médio, por convite do primo graduando em engenharia, sentiu que era aquilo que queria fazer, e que essa era a carreira a ser seguida.

Por que escolheu a carreira de professor? O apelo maior para a sua carreira acadêmica foi a possibilidade de trabalhar em pesquisa. Entretanto, ao longo dos anos aprendeu a valorizar as atividades de ensino e a sentir grande apreço pela sala de aula.

Maior desafio da carreira: Deixando de lado o desafio diário de entrar na sala de aula e buscar motivações para facilitar o aprendizado dos diferentes alunos, no âmbito técnico, o seu maior desafio foi o primeiro trabalho para o qual foi contratado. Um projeto de desenvolvimento de produto interdisciplinar na área da engenharia biomédica, em que o algoritmo desenvolvido por ele é usado até hoje em equipamentos médicos comerciais.

Maior conquista: Os momentos de homenagem em formaturas, por terem sido momentos ímpares na sua carreira como professor. Ter o trabalho reconhecido entre os excelentes colegas de profissão é uma grande conquista.

Matérias que ministra/ministrou:  Márcio já lecionou várias matérias na graduação, trocando a cada 2 ou 3 anos para se manter motivado, além de ganhar uma visão mais ampla dos cursos nos quais leciona (Elétrica e Eletrônica). Lecionou as matérias de Circuitos A, Circuitos B, Eletrônica Básica, Computação Científica, Instrumentação Eletrônica, Sistemas Lineares entre outras.

Laboratórios que trabalha/trabalhou: Trabalhou no Grupo de Instrumentação Biomédica na Universidade Católica de Pelotas, e atualmente trabalha no Laboratório de Processamento Digital de Sinais (LPDS) da UFSC.

Projetos em andamento: Sistemas de auxílio à audição, particularmente na área de métodos de redução de ruído para aparelhos auditivos e implantes cocleares.

Ser professor da Engenharia Elétrica: Entender a pessoa que você se propõe a ensinar. A realidade do aluno deve ser compreendida, para que assim ele possa ser motivado e o processo de aprendizado seja facilitado.

Pessoal:

Hobbies:  Leitura e assistir filmes.

Esporte: Praticou Caratê por muito tempo.

Estilos musicais: MPB e rock em geral.

Filme: O Fabuloso Destino de Amélie Poulain, e 2001 Uma Odisseia no Espaço, pela influência em sua juventude.

Um lugar: Florianópolis.

Um ídolo: Não possui ídolos, mas possui várias referências acadêmicas e pessoais, muitas no DEEL.

Conselho para os futuros engenheiros: Honestidade, principalmente, frente à atualidade nacional. É preciso ter muito cuidado com as atitudes que são tomadas, sempre pensando nas consequências e nos impactos que elas possam trazer.