Blog

A Importância da Rotina

  • Rotina é o hábito de sempre fazermos as mesmas coisas do mesmo modo e, por isso, erroneamente, ela é confundida a uma vida sem graça e tediosa. Porém, estabelecer uma rotina em sua vida pode trazer liberdade e organização para suas tarefas. Entende-se como rotina todos os hábitos praticados e seguidos diariamente. Entre as tarefas que costumam fazer parte da rotina, estão o trabalho, a faculdade e até os momentos de lazer. 

Por que é importante ter uma rotina?

Ter horários para cada atividade do dia é vantajoso por uma série de motivos. Até as pessoas que não gostam da ideia de repetir as mesmas ações dia após dia, encontrarão benefícios em ter uma rotina diária satisfatória. 

Embora alguns elementos sejam iguais no cotidiano da maioria dos indivíduos, como o trabalho ou estudos, não é necessário seguir os mesmos hábitos adotados por outras pessoas. Você pode fazer quantas mudanças forem necessárias na maneira de conduzir uma atividade ou no horário escolhido para fazê-lo até encontrar a fórmula mais adequada para a sua personalidade.  O principal fator é a consistência. Os seus dias devem ser mais ou menos semelhantes para que tanto o corpo quanto o cérebro possam se ajustar aos momentos de maior produtividade e aos de descanso. Contudo, além da organização, existem diversas outras vantagens, abaixo, citarei algumas. 

Algumas vantagens:

Maior produtividade: Uma boa rotina ajuda a tornar o dia ainda mais produtivo e eficiente. Ao estabelecer horas e momentos específicos para a realização das tarefas, acaba sendo mais fácil cumprir tudo o que foi determinado e precisa ser feito. Além de, ao ser mais produtivo, o tempo acaba sendo otimizado, o que é ótimo para aqueles que buscam ter diariamente um instante para a realização de um hobby, como a leitura, por exemplo. 

Menos estresse:  Minimiza o estresse, uma vez que é possível visualizar tudo o que está estabelecido na agenda de forma mais tranquila e organizada, não causando ansiedade ou apertando os prazos. Ser menos estressado e ter um dia calmo é essencial para a qualidade de vida de todas as pessoas, inclusive para quem tem maior predisposição a irritabilidade. Quando se consegue visualizar tudo que precisa ser feito, fica mais fácil realocar tarefas. Uma pessoa organizada tende a ter maior flexibilidade. 

 

Criação de hábitos: O maior benefício da rotina é transformar uma atividade em um verdadeiro hábito, como, por exemplo, tornar os exercícios físicos um momento diário. Ao usar os hábitos de forma positiva, é possível conquistar mais bem-estar e, consequentemente, influenciar de maneira benéfica a saúde física e mental. Tudo começa com uma luta diária na qual, em alguns meses, será notado o resultado de seus esforços, sejam eles físicos ou psicológicos. 

Mas, por onde começar?

  •  Crie metas e objetivos: Liste coisas que quer começar a fazer, tenha objetivos concretos em sua mente.
  • Avalie como você gasta seu tempo:  Quanto tempo por dia passa fazendo coisas que não acrescentam em nada? Será que poderia realocar esse tempo para algo que vá te ajudar futuramente? Ou passar a consumir conteúdos de qualidade…
  • Destaque as prioridades: Em que parte da sua vida certa coisa iria te ajudar? Qual seu benefício a longo prazo? 
  • Separe um tempo para descansar: Ser uma pessoa produtiva não está associado a nunca parar, tire um tempo pra você. 
  • Conheça seus limites: Saiba quando dizer não. A alta produtividade está totalmente ligada ao bom planejamento e a sobrecarga só atrapalha. 
  • Seja realista: Sempre com os pés no chão. Seja ambicioso mas não minta para você mesmo, saiba que o maior benefiario de suas mudanças sempre sera você e para isso você só precisa começar. 

 Tirar um tempo para fazer esta reflexão é fundamental. Isso porque precisamos ter noção do ponto em que nos encontramos em nosso processo evolutivo. Precisamos entender se realmente estamos sendo produtivos, alcançando, pouco a pouco, nossas metas e objetivos, ou se estamos apenas nos ocupando cada vez mais com atividades que não nos levam a lugar algum. Após essa reflexão, coloque no papel ou aplicativo de sua preferência e já pode começar a procurar melhor o que funciona para você,  com seus hábitos e horários de preferência. 

 

Referências:

https://www.thespruce.com/how-to-create-a-daily-routine-2648007

DUHIGG, Charles. O Poder do Hábito: Por que fazemos o que fazemos na vida e nos negócios. 

Graduanda em Engenharia Elétrica | Membro do PET EEL desde 22.2

Interesses: Energia Fotovoltaica 

Fernandapaivamorais@gmail.com

LinkedIn

Fernanda Paiva de Morais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *